Quais tipos de TDAH existem?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

Os três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles se caracteriza por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V — Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

Tipo desatento, tipo hiperativo- impulsivo e tipo combinado. Estes são os tipos de TDAH e a subdivisão utilizada para diferenciar um conjunto de sintomas do outro.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.

Os três tipos de TDAH são:

  • TDAH, sintomas combinadas: este é o tipo mais comum de TDAH. ...
  • TDAH, predominantemente impulsivo / hiperativo: esse é o tipo menos comum. ...
  • TDAH, predominantemente desatento: As pessoas com esse tipo de TDAH não exibem sinais de hiperatividade ou impulsividade.

Além disso, há 3 graus do TDAH:

  1. Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos.
  2. Moderado: com sintomas e prejuízos de graus leve e grave presentes.
  3. Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional.

A criança apresenta dificuldade para finalizar suas atividades, sejam elas domésticas ou escolares. A criança apresenta dificuldade para manter a atenção nas atividades. A criança evita participar de atividades que necessitem de esforço mental. A criança apresenta dificuldade de participar de atividades silenciosas.

O TDAH é reconhecido como deficiência pela OMS e por diversos países, reconheçam nossos direitos!

O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) envolve desatenção, hiperatividade/impulsividade, ou uma combinação; ele normalmente aparece antes dos 12 anos, inclusive na idade pré-escolar. A causa é desconhecida, mas há vários fatores de risco suspeitos.

Pode ser que se trate de um caso de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

Falar demais e não ouvir atrapalha, e muito, o relacionamento com outras pessoas, especialmente no ambiente profissional. Entre os sintomas do TDAH observa-se o discurso impulsivo e a espontaneidade indesejada. Pessoas com TDAH falam sem parar, entram e saem da conversa ou apenas falam sobre si mesmas.

Cerca de 60-70% dos casos de TDAH ocorrem devido à herança/mutações genéticas, outros 20-25% decorrem de complicações durante a gestação (uso de drogas, cigarro e álcool da mãe durante o período gestacional, infecções maternas, problemas no nascimento, prematuridade etc.)

O TDAH pode ter aspectos positivos, como a energia, a criatividade, o entusiasmo. No entanto, devemos estar cientes dos impactos negativos que o TDAH pode ter em diferentes áreas da vida. As consequências podem ser leves, mas também às vezes graves.

As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa.