Quais são os três tipos de reprodução assexuada?

Perguntado por: imachado4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Tipo de reprodução assexuada em que um organismo da origem a um descendente sem haver fecundação. No Reino Animal acontece, por exemplo, entre as abelhas, tubarão-zebra, formigas e escorpião-amarelo.

A reprodução sexuada acontece quando dois gametas, um feminino e outro masculino se fusionam, dando origem a novo ser vivo. Esse processo pode acontecer em fungos, animais e vegetais. Um ponto importante a ser destacado é que a reprodução sexuada não é sinônimo de relação sexual.

Todos os organismos vivos são capazes de se reproduzir, entretanto, muitos conseguem realizar essa tarefa sozinhos, sem a ajuda de nenhum parceiro. Esse tipo de reprodução é chamado de assexuado e é comum entre os organismos vivos.

A reprodução assexuada é muito eficiente dado que não envolve o cruzamento entre organismos, logo tem menores exigências. Assim, a energia pode ser canalizada directamente na produção de descendência, permitindo um rápido aumento da população.

Grama, batata, morangueiro e violeta são alguns exemplos de plantas que podem dar origem a novos indivíduos por meio desse tipo de reprodução assexuada. A partir desse princípio, podemos desenvolver algumas técnicas de propagação vegetativa que não ocorrem espontaneamente na natureza.

Na reprodução assexuada, a vantagem é a facilidade de reprodução e o menor gasto de energia para completar o ciclo reprodutivo. Como desvantagem, possui menor variabilidade genética e consequente dificuldade de eliminar mutações maléficas entre os descendentes.

As modalidades ou formas de reprodução sexuada nos animais abarcam os animais vivíparos, ovovíparos, ovíparos e ovulíparos.

A reprodução sexuada pode ser classificada de várias formas:

  • Quanto ao sexo: monóico ou dióico;
  • Quanto à fecundação: interna ou externa;
  • Quanto ao desenvolvimento: interno ou externo;
  • Quanto ao desenvolvimento: direto ou indireto.

Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

Apesar de muitas pessoas relacionarem reprodução assexuada apenas com indivíduos unicelulares, como bactérias, esse tipo de reprodução pode ser visto em organismos multicelulares, incluindo animais e plantas. Vale destacar que os seres humanos não podem reproduzir-se de maneira assexuada.

Na reprodução assexuada, a planta não precisa de outro gameta para se reproduzir. Para esse tipo de reprodução, são retiradas partes da planta para se obter novas plantas, o que é conhecido como clone. Sendo assim, o que realmente é utilizado nesse tipo de reprodução é o material genético da planta.

Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies. Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

Gametas são células reprodutivas responsáveis pela formação de uma nova vida e continuidade das espécies animais. Em humanos, nós temos: Espermatozoides: gametas masculinos; Óvulos: gametas.