Qual o destino dos aminoácidos no organismo?

Perguntado por: unascimento9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O destino dos aminoácidos será a síntese proteica ou servir de percursores a outros compostos, nomeadamente aminas biogénicas, hormonas e neurotransmissores, nucleótidos, grupos heme, e também outros aminoácidos, conforme se resume na figura 1 (NEVES, 2003).

O excesso de aminoácidos da dieta não é armazenado nem excretado: é convertido em piruvato, oxaloacetato, a-cetoglutarato, etc. Consequentemente, os aminoácidos são também precursores de glucose, ácidos gordos e corpos cetónicos. Podem por isso ser usados também para produção de energia.

Os grupos amino dos aminoácidos destinados a degradação em tecidos extra-hepáticos são transferidos para o piruvato (formando alanina) no músculo esquelético e para o glutamato (formando glutamina) nos outros tecidos; estes últimos caem na circulação e chegam no fígado, onde o nitrogênio de duas aminas serão fundidos ...

Qual o destino metabólico do esqueleto carbônico dos aminoácidos? Nos animais alguns aminoácidos (cetogênicos) são convertidos em corpos cetônicos, outros em glicose (glicogênicos).

Função dos aminoácidos
Como foi dito anteriormente, os aminoácidos são responsáveis pela formação das proteínas. Os diferentes aminoácidos se combinam de inúmeras formas para dar origem a milhares de proteínas.

A metade dos aminoácidos é sintetizada pelo organismo e vai suprir as necessidades celulares; aqueles que não são sintetizados precisam estar presentes na dieta e são chamados de aminoácidos essenciais e os aminoácidos não-essenciais aqueles que são sintetizados no organismo.

Na matriz mitocondrial (interior da mitocôndria) ocorre o ciclo do ácido cítrico, a β-oxidação dos ácidos graxos, a piruvato-desidrogenase e o metabolismo dos aminoácidos.

A absorção de proteínas ocorre nos enterócitos, através das bordas em escova, ou seja, as microvilosidades absorvem os aminoácidos, dipeptídeos, tripeptídeos.

O grupo amino da maioria dos aminoácidos é retirado por um processo que consiste na transferência deste para o a-cetoglutarato, formando assim o glutamato; a cadeia carbônica vai ser convertida ao respectivo a-cetoácido.

Para a oxidação dos ACR, aminoácidos de cadeia ramificada, o sistema mais ativo localiza-se no músculo esquelético, diferente dos outros aminoácidos os quais são catabolizados no fígado.

Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas para formar os peptídeos e as proteínas. Uma molécula formada pela união de dois aminoácidos através de uma ligação peptídica é chamada de dipeptídeo.

A maior parte das moléculas (Ex: Glicose, aminoácidos, nucleotídeos) e íons, também chamados de “solutos”, entram e saem das células através de proteínas especializadas no transporte, altamente seletivas.

Os aminoácidos podem entrar em 3 vias metabólicas dentro do corpo. Estes podem 1) ser reciclados para sintetizar novas proteínas; 2) combinar com cofatores e substâncias para criar derivados de aminoácidos; ou 3) ser catabolizados nos seus grupos funcionais e esqueletos de carbono.

Ainda que nosso organismo seja composto por cerca de 250 mil proteínas diferentes, estas são formadas por apenas 20 aminoácidos - e nosso corpo é capaz de fabricar só 11 deles.

Já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar: Alanina, Arginina, Ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolin, pirrolisina, serina e asparagina.

Uma proteína é formada por no mínimo 50 moléculas de aminoácidos. Este é o seu tamanho mínimo. Já as maiores proteínas no corpo humano chegam a ter mais de 30.000 aminoácidos. As estruturas formadas por menos de 50 aminoácidos são chamadas de peptídeos.