Qual a cor do sangue da hemorroida?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

“Escondem-se” dentro do ânus, dilatam, ficam frágeis e finas, por isso costumam sangrar com a passagem das fezes. O sangramento tem as seguintes características nesse caso: sangue cor vermelho vivo, que chega a escorrer e espirrar no vaso.

HEMORRÓIDAS
Na maioria das vezes, o sangue, de aspecto vivo e brilhante, pode ser detectado no papel higiênico, no vaso em grande quantidade ou em roupas íntimas. Além do sangramento, é comum que o paciente sinta dor ou coceira na região do ânus.

As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas na região anal e podem causar vários sintomas, que incluem: Coceira ou irritação ao redor do ânus. Dor ou desconforto na região anal. Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

O sangramento pode chegar a ser intenso como uma hemorragia. Quando o sangramento é pouco e raro, o tratamento é feito com medicamentos, pomadas, cuidados alimentares e repouso até a cicatrização. Mas tudo com o devido acompanhamento do especialista.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Se você tiver sangramento anal repentino ou. persistente, acompanhado ou não de dor e ardência, procure um médico para investigar o problema. Hemorróidas são a causa mais frequente, no entanto.

Hemorroidas são benignas e não viram câncer, mas o sangramento causado por cânceres pode ser confundido com o sangramento de hemorroidas. Quem tem sangramento deve procurar um coloproctologista.

Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Os principais sintomas do câncer de ânus incluem:

  1. Sangramento retal.
  2. Coceira local.
  3. Nódulo ou massa no ânus.
  4. Dor na região anal.
  5. Alteração na forma e/ou consistência das fezes.
  6. Deposições anormais.
  7. Incontinência fecal.
  8. Aumento de tamanho dos gânglios linfáticos na área do ânus ou virilha.

Os sintomas mais comuns são: Presença de sangue nas fezes. Dores abdominais. Dores ao evacuar.

Saliência no ânus: nódulos duros e sensíveis; Presença de secreção que chega a sujar as roupas íntimas.

Sangramento não é sintoma exclusivo das hemorroidas
“A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas. O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi.