Qual o sintoma de câncer na pélvica?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinarPerda ou ganho de peso inexplicável. Perda de apetite. Sangramento vaginal anormal. Cansaço incomum.

O risco de cânceres da pelve renal e ureterais aumenta com tabagismo, uso de fenacetina ou ciclofosfamida, irritação crônica ou exposição a certos produtos químicos. Fazer ultrassonografia ou TC com contraste se os sintomas do trato urinário são inexplicáveis.

O que é câncer pélvico? Também chamado de câncer ginecológico, o câncer pélvico diz respeito aos cânceres que atingem os órgãos localizados na região pélvica da mulher, incluindo a vulva, a vagina, o colo do útero, o endométrio, a tuba uterina, os ovários, o ducto Mülleriano primário e o peritônio pélvico.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.

Dor pélvica é o desconforto que ocorre na parte inferior do abdômen. A dor que ocorre externamente na região genital (vulva ou lábios) é denominada dor vulvar. Muitas mulheres sofrem de dor pélvica. A dor é considerada crônica caso persista por mais de três a seis meses.

A pelve é a região do tronco entre o adome e o membro inferior. Composta pela cintura pélvica e pelo períneo, ela sustenta órgãos dos sistemas urinário e reprodutivo. A pelve feminina é mais ampla e mais larga que a pelve masculina para proporcionar um ambiente confortável para o desenvolvimento do feto.

A pelve é a parte mais baixa da barriga (abdômen). Os órgãos em sua pélvis incluem o seu intestino, bexiga, útero e os ovários.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Os sintomas são: Cólicas intensas durante a menstruação. Dor forte no baixo ventre durante e fora do período menstrual. Fadiga crônica, exaustão.

Sangramento irregular e fora do período menstrual, ainda que pareça algo sem maior importância, pode ser um sinal de alerta para algumas doenças cervicais, entre elas o câncer de colo de útero. Lento e silencioso, ele já é o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras — e pode demorar para manifestar sintomas.

Agora você já sabe que a dor no abdômen e região pélvica pode ser um dos sinais de câncer do colo do útero, além de saber outros sintomas da doença.

A maioria das pacientes que têm câncer de colo de útero são assintomáticas. Os sintomas de corrimento com mau cheiro, corrimento persistente, sangramento entre as menstruações ou sangramento durante as relações, geralmente ocorrem quando o tumor está em um estágio mais avançado.

A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.

O que pode causar dor pélvica?

  1. 1 – Cálculo Renal. Os cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, são formações de massas sólidas compostas pelo acúmulo de pequenos cristais existentes na urina. ...
  2. 2 – Infecção Urinária e dor pélvica. ...
  3. 3 – Endometriose pode causar dor pélvica. ...
  4. 4 – Doença Inflamatória Pélvica (DIP)