Estou grávida e com Covid O que fazer?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

As gestantes com sintomas gripais são encaminhadas para o atendimento na emergência Covid e passam por investigação da presença de sinais de gravidade.

Gestantes assintomáticas com história de contato com indivíduo positivo para Covid-19, provável ou confirmada, ou que retornaram de áreas de transmissão, devem ficar isoladas pelo período de 14 dias e monitoradas em relação ao aparecimento de sintomas.

No fim da gestação, o alerta mais importante e que é um indicativo de que é hora de procurar um pronto-socorro é a perda de líquido, ou seja, o início do trabalho de parto, com rompimento da bolsa.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quais doenças na gravidez podem afetar o bebê? Entre as doenças preexistentes, destacam-se o diabetes e a hipertensão arterial. Já entre aquelas que surgem na gravidez (não, necessariamente, em função dela), pode-se citar a anemia e diversas infecções.

O primeiro trimestre de gravidez é quando a febre é mais perigosa, pois é nesse período que ocorre a maturação das estruturas ósseas e a formação do sistema nervoso fetal1.

Mas, em relação ao cuidado com a mãe é que ao ter a gripe ela pode ter complicações no quadro que podem leva-la à internação por pneumonia ou insuficiência respiratória, por exemplo, e isso pode sim afetar o bebê, levando ao risco de parto prematuro ou até mesmo risco de morte durante a gestação.

Afastamento remunerado
Em casos de gravidez de alto risco em que seja necessário repouso total por longos períodos, a gestante receberá um auxílio-doença, como acontece quando um empregado apresenta qualquer problema de saúde.

Ausentar-se não é uma escolha e, sim, uma necessidade, quando o médico prescreve repouso. A mulher tem direito ao descanso remunerado, chamado de auxílio-doença, em qualquer período da gestação. O processo é simples: ela deve apresentar o atestado médico na empresa em que trabalha.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Da mesma forma, uma reação de surpresa, como por exemplo a um barulho inesperado, também não prejudica o bebê. Estresse ao extremo pode fazer com que uma mãe acabe perdendo o bebê, mas é preciso que se trate de uma coisa muito séria. Um simples susto para espantar o soluço não vai causar mal à gravidez.

Como dito, é típico sentir mal-estar durante a gravidez, assim como enjoo e alterações intestinais. Todos esses sintomas costumam acontecer durante o primeiro trimestre da gravidez.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Os banhos quentes de imersão, saunas a vapor e jacuzzis continuam sendo prejudiciais e devem ser evitados. A Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas.

Durante os nove meses, a gestante fica com sua imunidade mais baixa devido às diversas mudanças no seu corpo e, assim, mais propensa a pegar gripes e resfriados.