Que tipo de infecção causa vômito?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 11 votos

Staphylococcus aureus é a causa mais comum de intoxicação alimentar, caracterizada por um início abrupto / violento, náuseas, cólicas, vômitos e diarreia com duração de 1-2 dias.

A infecção intestinal é provocada pela ingestão de alimentos contaminados com microrganismos e causa vômitos, diarreia, cólicas e gases. A infecção intestinal ou gastroenterocolite aguda é uma infecção que acomete o trato gastrointestinal.

A presença de vômitos é mais comum nas infeções causadas pelo Norovírus e pelo Sapovírus. Já o Rotavírus só costuma causar diarreia importante nas crianças ou nos adultos com imunidade deficiente.

Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

​Sintomas de uma infecção no estômago
Os sintomas são variados e podem incluir cansaço, arrepios pelo corpo, falta de apetite, náusea, vômitos, além de dores no estômago, diarreia, febre baixa e dores musculares.

Da seguinte maneira:

  • gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  • gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  • gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

Sintomas das Viroses
São esses os sinais: Náusea e vômito: normalmente, viroses causadas pelo norovírus geram sintomas como náusea e vômito, seguidas de dor abdominal e diarreia líquida. Outros sintomas que podem vir também são febre, calafrios, fadiga, mialgia e dor de cabeça³.

Bom, a média gira em torno entre três e sete dias, oferecendo boa resposta ao tratamento e diminuição gradativa do mal-estar em até 72 horas. A desidratação é o maior risco nesse caso, já que a diarreia e o vômito aceleram a perda de líquidos, enquanto a náusea dificulta a reposição desses fluidos.

A diarreia pode ser aquosa ou conter muco e sangue, e os vômitos podem ser frequentes. A virose gastrointestinal pode durar de alguns dias a uma semana, e em alguns casos pode ser grave, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Outras causas de vômito em adultos
Esses casos geralmente vêm acompanhado de constipação, dor de barriga e diarreia; Estilo de vida, como consumo exagerado de álcool; Desordens alimentares, como a bulimia; E outras doenças graves, como meningite, tumor cerebral, apendicite, dentre outros.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

Quando a infecção intestinal é grave? A principal complicação que torna a infecção intestinal grave é a desidratação causada pela perda excessiva de fluídos por meio da diarreia e dos vômitos. Apesar disso, a maioria das infeções são autolimitadas, ou seja, melhoram espontaneamente.