Quantas pessoas podem receber o Auxílio Brasil no mesmo endereço?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para o programa, o conceito de grupo familiar corresponde às pessoas que residem conjuntamente. É por isso que não é possível que duas ou mais pessoas no mesmo endereço recebam o Auxílio Brasil.

Até duas pessoas da mesma família podem receber o Auxílio. Mulheres que não vivem com cônjuge/companheiro e que têm crianças/adolescentes sob sua responsabilidade têm direito de receber duas cotas do Auxílio Emergencial (R$ 1.200,00) durante os três meses. Atenção!

Lei garante duas cotas de auxílio emergencial a chefe de família monoparental. O presidente da República, Jair Bolsonaro, promulgou nesta sexta-feira (11) a Lei 14.171/21, que garante duas cotas de auxílio emergencial ao provedor de família monoparental, independentemente do gênero.

Quem fazia parte de um grupo familiar inscrito no CadÚnico, mas não reside mais com esses familiares, pode abrir uma inscrição para si mesmo para receber benefícios sociais, caso se enquadre nas regras deles.

Número de cadastros por família
No CadÚnico, a inscrição é realizada por um membro responsável de cada lar para receber o Bolsa Família. Ou seja, não é permitido cadastrar mais de uma pessoa do mesmo núcleo familiar para ter dois benefícios.

Como já mencionamos acima, a inscrição da família no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico) é um requisito indispensável para receber o Auxílio Brasil .

O casamento em si não tem influência no Auxílio Brasil ou na perda do recebimento do benefício. O que pode gerar o cancelamento do pagamento, é o aumento da renda.

Ou seja, é permitido que o Auxílio Emergencial seja transferido para a conta de outra pessoa. E, na verdade, isto é encorajado pela Caixa, pois o propósito é que os indivíduos usem o dinheiro do benefício de forma “online”, realizando pagamentos eletrônicos, para que o contato social seja evitado.

Para receber o benefício, as famílias devem estar na linha da extrema pobreza ou de pobreza, a Caixa realiza, em breve, o pagamento será de R$ 600,00.

Devem ser pesados meninos de 0 a 7 anos, meninas de 0 a 18 anos e mulheres e gestantes até os 44 anos.

parentes, ou mesmo não parentes, que residem num mesmo domicílio e partilham as rendas e despesas são considerados uma só família. Há a possibilidade de que existam famílias conviventes no mesmo domicílio. Ou seja, dois ou mais grupos familiares que residem no mesmo domicílio, mas não compartilham rendas ou despesas.

A inscrição no Cadastro Único pode ser feita por quem mora sozinho (famílias unipessoais), desde que a pessoa esteja enquadrada nos critérios exigidos.