Como saber se é nidação ou escape?

Perguntado por: balencastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.

A diferença está, principalmente, no tempo de ocorrência. Enquanto o ciclo menstrual dura entre 5 e 7 dias, a nidação acontece por no máximo três dias. Vale lembrar que o corrimento de nidação não tem um fluxo específico, ele acontece de forma natural.

Dependendo do exame realizado, podemos ter um teste de sangue positivo em aproximadamente 10 dias após a nidação e um teste de urina (encontrado em farmácias) positivo em 20 dias.

Gravidez
O sangramento de escape é também um sintoma comum do início de gravidez. Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem sangramentos de escape, geralmente entre a 5ª e 8ª semanas de gestação (ou cerca de 1 a 4 semanas após a data prevista para o período menstrual seguinte) (6).

O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos. Sua cor é marrom claro ou rosa.

Sim, o sangramento de escape pode ser gravidez. Esse sintoma pode se manifestar entre a 5ª e 8ª semana de gestação devido às alterações hormonais que começam a ocorrer no corpo. O sangramento de escape na gravidez pode significar complicações graves, como gravidez ectópica ou aborto espontâneo.

Quanto aos sintomas, a nidação pode ser perceptível ou não, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos – sangue escuro, vivo ou bem claro -, ou ainda um corrimento escuro ou caramelo, podendo ocorrer uma única vez, ou várias vezes, geralmente, em pouca quantidade.

A nidação ou implantação é um processo natural fundamental para que ocorra a gestação, mas nem todas as mulheres apresentam seus sintomas. No entanto, raramente estão presentes e não têm significado clínico. Em geral o teste de gravidez poderá estar positivo 10 dias depois da nidação.

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo? Após a nidação, o hormônio HCG começa a ser produzido e pode ser dosado no sangue da paciente em torno do 14º dia após a ovulação.

Outro fator que pode ser confundido com a nidação é o escape por privação de medicamento. Isso ocorre quando a mulher não se lembra de tomar os medicamentos recomendados para evitar gravidez, como o anticoncepcional ou quando ela toma a pílula do dia seguinte.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

O sangramento de nidação tem fluxo pequeno e cor que varia de um leve tom rosado ao marrom. É importante ressaltar que toda mulher passa pelo processo de nidação, mas o sangramento pode não ocorrer para todas.

O sangue de escape possui características bem parecidas com o sangramento de nidação. Ele também não é contínuo, tem pouco volume e possui tom amarronzado. Por isso ele é muito confundido e pode acabar gerando pânico em mulheres que não desejam engravidar.

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.