Quais são os aminoácidos do ovo?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O consumo adequado de proteínas na dieta deve incluir todos os aminoácidos essenciais que o seu corpo precisa diariamente, devido a que não o sintetiza. O ovo contém todos eles: histidina, isocelina, leucina, lisina, meionina, fenilanina, treonina, triptófano e valina.

Alimento rico em proteínas e de alto valor biológico, pois estas proteínas são formadas por aminoácidos essenciais, que são aminoácidos que o organismo não produz e por isso necessita ingerir pela alimentação. Dentre estes aminoácidos pode-se citar: leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina e outros.

triptofano, valina, histidina, fenilalanina, leucina, isoleucina e treonina. Esses aminoácidos estão distribuídos em todos os componentes do ovo, sendo a maioria, encontrados na clara e em menor proporção na gema (KOVACS- NOLAN, 2005; USDA, 2012).

São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Nas crianças, considera-se ainda mais um aminoácido como essencial: a histidina.

albumina

A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo. Aliás, engana-se quem pensa que somente as claras são ricas em proteínas. A gema também contém esse nutriente em boas quantidades.

O ovo, por exemplo, tem excelentes quantidades de BCAA. Incluí-lo no cardápio é uma ótima forma de manter os níveis desses aminoácidos adequados às necessidades do organismo de forma natural.

Aminoácidos essenciais: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina, metionina e a histidina. Aminoácidos não essenciais: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina.

Nosso corpo não produz 9 aminoácidos, sendo esses conhecidos como aminoácidos essenciais (EAA). Os aminoácidos essenciais são compostos pelos seguintes aminoácidos: isoleucina, leucina, valina, lisina, treonina, triptofano, fenilalanina, metionina e histidina.

Hoje, é reconhecido pelo seu valor nutricional, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.

Se você busca alimentos que tenham todos os aminoácidos essenciais, não há exemplares melhores de origem vegetal do que a soja, a quinoa e a chia. Uma xícara de quinoa cozida fornece cerca de 8 gramas de proteína. Já a mesma quantidade de soja pode proporcionar até 30 gramas do nutriente.