Quais os aminoácidos essenciais para o cabelo?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

A cisteína, por exemplo, liga as proteínas dos fios e atua no crescimento capilar. A cistina, por sua vez, auxilia no crescimento e combate à queda capilar. A arginina conserva as fibras capilares e promove o crescimento dos cabelos. A lisina auxilia na formação de colágeno, absorvendo cálcio.

glicina

A glicina é um dos aminoácidos tem entre os seus beneficios colaborar na resistência dos fios. Sendo assim, ela é boa para quem quer prevenir a queda e fortalecer o cabelo.

Existem 10 aminoácidos essenciais: arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Quando os seus fios estão porosos, ressecados, quebradiços e opacos, com certeza eles estão necessitando de aminoácidos para cabelo. Além disso, fios que passaram por procedimentos químicos, como alisamentos e descoloração, ou que usam a chapinha e secador com frequência, necessitam de aminoácidos para cabelo.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir e devem fazer parte da alimentação diária. Ao todo, são nove (histidina, isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano), que se unem aos 11 não essenciais, aqueles sintetizados pelo corpo humano.

carbocisteína

Hoje, a maior parte das escovas é feita com carbocisteína, um aminoácido que abre as estruturas do fio, o que permite que o alisamento seja feito depois com a ação da chapinha.

Alimentos de origem animal
Alimentos como carne de porco, frango e bovina, além de peixes como salmão, mero, atum e sardinha são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina.

Os outros nove - histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina - são os chamados aminoácidos essenciais.

Na natureza é possível encontrar diversos deles, mas somente 20 estão presentes nos seres humanos e 11 são considerados naturais. A glicina, a alanina, a arginina, a serina, a cisteína e a tirosina são alguns exemplos.

A reposição de massa capilar é uma espécie de reconstrução do cabelo. O objetivo do tratamento é repor substâncias que foram perdidas pelo fio, melhorando a resistência e diminuindo eventuais danos causados por procedimentos químicos, como alisamentos, permanentes,relaxamentos ou colorações.

Onde encontrar os aminoácidos essenciais?

  • Proteínas de origem animal.
  • Proteínas de origem vegetal.
  • Suplementos de aminoácidos essenciais.

São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Nas crianças, considera-se ainda mais um aminoácido como essencial: a histidina.

Os aminoácidos essenciais são a histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Relaxamento com hidróxido de cálcio: tem a ação mais moderada, foi criado para o couro cabeludo sensível e fibras de médias a finas.

5 meses

A escova de aminoácidos tem duração que varia entre 3 e 5 meses dependendo do tipo de cabelo e quantidade de lavagens realizadas por semana, e o valor também varia de acordo com o salão em que é realizado e o produto utilizado, podendo custar entre R$150 e R$300,00.