Quais são os tipos de torcicolo?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em geral, o torcicolo é classificado como congênito (presente ao nascimento) ou adquirido. De longe, o tipo mais comum é o torcicolo muscular congênito².

Ele se caracteriza pela dor e rigidez muscular no pescoço, que muitas vezes resulta em uma posição anormal da cabeça, inclinada para um lado ou para frente. Embora geralmente não seja grave, o torcicolo pode causar desconforto significativo e afetar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Por isso, caso o torcicolo demore mais de 1 semana para curar ou se surgirem sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes, deve-se buscar ajuda médica.

O torcicolo acontece quando há uma contração muscular muito forte, localizada na região cervical. As fibras musculares ficam tão apertadas, que pode acontecer até mesmo problemas na circulação do sangue.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Diagnóstico de torcicolo congênito
O médico realiza um exame físico para diagnosticar o defeito. Eles também realizam exames de imagem, como radiografias dos ossos do pescoço e dos ombros, em busca de problemas.

Quanto tempo dura? Se o torcicolo não melhorar em até 24 horas, ela dura de 3 até 5 dias. Caso ela dure mais do que isso acompanhada de sintomas como a febre, dificuldade para engolir, formigamento, perda de força apareçam, é necessário a busca por ajuda profissional.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Fatores de risco
Histórico familiar para o problema (se for torcicolo relacionado a alguma patologia); Presença de anormalidades congênitas na coluna cervical; Uso de drogas que possam levar ao espasmo muscular; Traumas anteriores na região.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período. “O espasmo muscular acontece como uma forma de proteção. É o nosso cérebro quem controla os músculos, e a função do cérebro é basicamente nos manter vivos.

A contração muscular é uma reação do corpo que tem o objetivo de proteger a cabeça e a coluna cervical (região do pescoço), provavelmente após um trauma. Mas o acúmulo de tensões emocionais também pode causar rigidez no pescoço.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.