Quais são os tipos de soluço?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

O soluço pode ser dividido em três categorias baseadas em sua duração: os episódicos, que podem ser causados pela hiperdistensão gástrica (“comer demais”), pela ingestão de bebidas gasosas e aerofagia (mascar chicletes, tabagismo) e insuflação do estômago durante endoscopia.

Na maioria das vezes o soluço melhora espontaneamente em poucos minutos. No entanto, as crises podem ser sintomas de inúmeras doenças, de ordem respiratória, digestiva, genital, vascular, psicológica, metabólica ou outras relacionadas ao sistema nervoso central.

Doenças do sistema nervoso central
Algumas lesões do cérebro podem acometer a área que controla o movimento do diafragma, levando a soluços persistentes. As principais causas são: AVC. Esclerose múltipla.

No entanto, os soluços se tornam preocupantes quando são recorrentes ou permanecem por mais de 48 horas, nesses casos é necessário uma avaliação médica. Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão.

As causas são extensas; os soluços constantes podem estar relacionados ao refluxo, ao consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, e a problemas de respiração. Se você está passando por uma crise de soluços que já dura mais de um dia inteiro, a nossa recomendação é procurar um especialista.

Dentre eles estão clorpromazina, baclofeno, metoclopramida e gabapentina. Se os medicamentos não funcionarem, os médicos podem bloquear um dos nervos frênicos, que controlam as contrações do diafragma.

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

Porém, hospitais e unidades de cuidados paliativos também têm observado soluços em paciente em tratamento de câncer e que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC). Especialistas apontam que a doença pode acabar irritando os nervos que servem o diafragma, causando os soluços.

Coloque o dedo na boca ou utilize um objeto para tocar a úvula (o “sininho da garganta), a fim de provocar reações de arroto e vômito para aliviar a pressão dentro do estômago; Coce o céu da boca com um cotonete de algodão; Sente-se, erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles, fazendo pressão sobre o tórax.

Os soluços são sérios? A gravidade dos seus soluços depende, em última análise, da causa. Não é sério: Os soluços podem ser um pouco embaraçosos, mas raramente são graves. Quase todo mundo tem soluços de vez em quando.

Existem diversos fatores que podem ser as possíveis causas de uma crise de soluços, como por exemplo, comer demais, respirar errado, mudança súbita de temperatura, beber líquidos gasosos ou alcoólicos, consumir muito açúcar, café, cigarro, até mesmo ansiedade e estresse.

“Até mesmo o frio pode causar soluços, o que acaba sendo muito comum na prática do consultório os pais relatarem soluço na hora do banho”, completa. Ela explica que o soluço acontece devido a um espasmo, uma contração do músculo diafragma, que está logo abaixo dos pulmões, intimamente ligado à respiração.

Beber água gelada, prender por um curto período de tempo a respiração, tomar um susto, entre outras coisas podem levar a melhora dos soluços mais inofensivos.

O álcool também pode provocar soluço, porque irrita o estômago e o esôfago, e tudo o que irrita ou distende o tubo digestivo desencadeia esse sintoma. O frio também pode contrair a musculatura do diafragma, principalmente em bebês e crianças.

Coma devagar e diminua a garfada: comer rápido pode provocar soluços porque a rapidez nos movimentos causa incoordenação na hora de engolir. Se o garfo tiver muita comida também, a entrada do ar pode favorecer o surgimento do arroto.