Quais são os tipos de rima?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos
  • Estrutura de poemas e poesias. Grande parte dos poemas e poesias são divididos em versos e estrofes. ...
  • Rima interna. ...
  • Rima externa. ...
  • Rima intercalada (ABBA) ...
  • Rima alternada (ABAB) ...
  • Rima emparelhada (AABB) ...
  • Rima misturada. ...
  • Rima perfeita.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC. Rimas interpoladas (opostas ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. Rimas encadeadas: Combinam-se entre estrofes, nomeadamente tercetos, seguindo o esquema ABA BCB CDC.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

2) Rimas graves (ou femininas) – são aquelas formadas por palavras graves ou paroxítonas.

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não.

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

a) Rimas perfeitas – são aquelas que possuem uma identidade absoluta entre os sons.