Quais são os tipos de interculturalidade?

Perguntado por: imuniz7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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No contexto da educação, também denominada educação intercultural, que é uma temática que vem se expandindo no contexto latino americano, a partir de reflexões e estudos de alguns autores, entre eles Walsh (2009, 2009a), tem-se três concepções básicas: relacional, funcional e crítica.

EXEMPLOS DE INTERCULTURALIDADE:
É educacional, estudantil ou cultural. mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem, para aprender a língua nativa, a cultura e hábitos praticados de outra nação com fins educacionais, profissionais ou pessoais.

A interculturalidade, qual pode ser vista como um meio de experimentar a cultura de outro indivíduo e ter interesse em conhecer mais sobre ela e sobre a pessoa também, preza por valores como respeito, cidadania, igualdade, tolerância, democracia na educação, e direitos humanos.

A Interculturalidade é um conceito que promove políticas e práticas que estimulam a interação, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos.

No entanto, é possível reduzir a diversidade de sentidos atribuídos ao termo multiculturalismo a três fundamentais, que denomino multiculturalismo assimilacionista, multiculturalismo diferencialista e multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade.

A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.

Nessa nova proposta, a interculturalidade reforça a necessidade de se rediscutir não apenas o reconhecimento de diferentes culturas e línguas no contexto educativo, mas, sobretudo, diferentes grupos culturais minoritários e suas relações de poder nas sociedades nacionais.

A interculturalidade ocorre em plano de igualdade e nas duas direções, enquanto o padrão do pensamento científico é único e, ainda que seja excelente em seu próprio campo, quando se extrapola causa a destruição do universo simbólico das outras culturas.

Como integrar a interculturalidade na sala de aula?

  1. Celebrar as festividades e datas especiais destas culturas;
  2. Integrar a experiência e cultura das crianças, valorizando-as junto da turma;
  3. Promover a entreajuda entre os alunos da turma;
  4. Desenvolver atividades que promovam o diálogo intercultural.

[o] interculturalismo funcional responde e é parte dos interesses e necessidades das instituições sociais; a interculturalidade crítica, pelo contrário, é uma construção de e a partir das pessoas que sofreram uma histórica submissão e subalternização.

A educação intercultural promove valores como a igualdade, o sentido comunitário, a aceitação e o respeito pelo outro, o respeito aos direitos humanos ou à solidariedade.

O conceito de interculturalidade, que subscrevemos, aponta portanto, para uma interação e influência recíproca entre as culturas; enquanto o conceito de multiculturalidade parece centrar as suas preocupações no conhecimento do outro, sem que isso influencie o seu eu (PINTO, 1998:19).

enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...