Quais são os tipos de fontes de água?

Perguntado por: uespinosa6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos). Efetivamente essas fontes não estão sempre separadas.

Quando falamos de fontes de água, a mais comum existente é a fonte natural, que emerge do solo, cavernas ou rochas, isto é, a água de rios e nascentes, que são abastecidos por lençóis freáticos.

As fontes de água potável estão espalhadas pelo mundo e podem ser encontradas na água da chuva, no subsolo, na superfície, em bicas, em reservatórios e em outros lugares. Elas constituem uma unidade fundamental para o sistema ecológico e para o desenvolvimento econômico.

Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. Ela é o principal tipo de água encontrado no planeta, representando cerca de 97,5% do total.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a bacia Amazônica, sozinha, escoa um quinto do volume de água doce do mundo, o que representa mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País. O Norte do Brasil conta com outras importantes fontes hídricas superficiais como Tapajós, Negro, Solimões, Madeira e Juruá.

As principais fontes de água potável no mundo são de origem natural, isto é, correspondem a reservatórios encontrados na própria natureza tanto na superfície da Terra quanto em seu subsolo.

As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

A potável é a indicada e segura para o uso, mas a água para consumo humano de melhor qualidade é a purificada. Ela não é apenas limpa e própria para beber, mas também traz benefícios para nossa saúde. A água purificada recebe um tratamento mais completo e eficiente do que nas estações de tratamento.

Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou através de aquíferos (formação geológica subterrânea capaz de armazenar água). Essa água é absorvida pelo solo e pode ficar bem perto ou a centenas de quilômetros de distância, no lençol subterrâneo.

A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Classificação de fontes
Existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam: (sem serifa), Serif (com serifa), Script (simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).

A água que abastece nossa cidade e chega até nossas torneiras vem de reservatórios de água doce, superficiais ou subterrâneos, chamados de mananciais.

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.