Quais são os sintomas de febre alta?

Perguntado por: lvasques5 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Além das dores musculares e de cabeça, pode ter ainda a presença de calafrios, sensação de calor intenso, tremedeira e sudorese, uma transpiração excessiva. Além disso, a pessoa pode sentir ainda fraqueza, irritabilidade, apatia, perda de apetite, indisposição, desidratação e boca seca.

febre – temperatura maior que 38ºC. A pessoa pode tomar um comprimido de paracetamol, usar apenas uma camada de roupa ou colocar gelo na testa. Se não houver melhora em até 3 horas, é preciso ir ao pronto-socorro. febre alta – mais de 39,6°C.

Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.

A febre alta pode levar a complicações como taquicardia, pressão baixa, palidez, confusão mental e convulsões. Como trata-se de um sintoma, o ideal é buscar atendimento médico para investigar a origem do problema e tratá-la.

Por isso, podem ser classificados do mesmo modo.

  • Hipotermia: abaixo de 35,4º C.
  • Normal: entre 35,4º C e 37,2º C.
  • Estado febril: entre 37,4º C e 38º C.
  • Febre: entre 38,1º C e 38,9º C.
  • Febre alta: entre 39º e 39,9º C.
  • Hipertermia: a partir de 40º C.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Descanse e evite atividades intensas que possam aumentar a temperatura corporal, atrasando a recuperação. Tome um banho morno (não frio) ou aplique toalhas húmidas na testa e pulsos. Vista roupa leve (mesmo que sinta arrepios), mantenha a temperatura ambiente fresca e diminua a quantidade de roupa de cama.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Beber bastante líquido durante o estado febril também é importante, para evitar a desidratação. Porém, é importante lembrar que métodos físicos possuem pouca eficácia e a utilização de medicação adequada para controle da febre deve ser sempre orientada por um médico1.

A febre no bebê é preocupante quando há sinais de alerta presentes, quando o sintoma persiste por muito tempo, quando a temperatura não abaixa mesmo depois de medicamentos ou quando está acompanhada de outros sintomas que podem indicar doenças infecciosas. O ideal é sempre buscar atendimento do médico pediatra.