Quais são os ritmos do corpo humano?

Perguntado por: afrutuoso3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 18 votos

Não teríamos tempo para mais nada de tantos processos que deveríamos organizar e fazer acontecer. Felizmente existem os ritmos do corpo humano que servem exatamente para isso: ciclo circadiano, ultradiano e infradiano.

Tipos de ritmos biológicos
Ritmo diurno: o ritmo sincronizado com o dia e a noite; Ritmo ultradiano: “relógio” biológico com um período mais curto e frequência maior que o ritmo circadiano; Ritmo infradiano: ritmo biológico que dura mais de 24 horas, como um ciclo menstrual.

Ciclo circadiano é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia. Embora ele também se relacione a fatores como temperatura e atividade física ou social, o elemento que exerce maior influência no ciclo circadiano é a luz.

O ritmo circadiano são ciclos de 24 horas que fazem parte do relógio interno do corpo, funcionando em segundo plano para realizar funções e processos essenciais. Um dos ritmos circadianos mais importantes e conhecidos é o ciclo sono-vigília.

O QUE É RITMO CIRCADIANO
Nosso corpo possui um relógio interno extremamente alinhado a nossas funções fisiológicas. A desregulação deste "relógio", ou seja, a mudança dos horários da rotina fisiológica (acordar, alimentar-se, dormir) pode trazer riscos ao nosso organismo.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido ...

Portanto, o ritmo endógeno é autônomo, capaz de oscilar por si mesmo. Se o organismo for isolado e colocado sob condições constantes artificiais, o período do ritmo biológico desvia-se ligeiramente daquele fornecido pelo meio ambiente, mostrando que o ritmo tem sua própria periodicidade.

Pode fazer o teste: pesquise sobre o assunto e veja o grande número de conteúdos sobre a relação entre ritmo circadiano e o sono. Isso acontece justamente por algo que também já mencionamos no texto: o fato do ritmo circadiano se iniciar ao despertar, durante a luz, e chegar ao fim durante a noite.

Ritmo e ritmo corporal
O ritmo faz parte das ações fisiológicas e emocionais do indivíduo e também da natureza, ou seja, somos influenciados diretamente pelo ritmo. O ser humano depende do ritmo em todas as suas atividades, sejam elas: se alimentar, deslocar, dormir, trabalhar entre outras atividades.

A luz é um dos maiores fatores de influência do nosso ciclo circadiano justamente por ser o gatilho da produção da melatonina, que tem o seu pico de produção entre 2 e 4 horas da manhã. A exposição à luz artificial durante a noite inibe a sua produção causando desregulação no ritmo circadiano.

É possível que já tenha alterado o seu ritmo circadiano anteriormente, e provavelmente o ajuste aconteceu naturalmente. Se já viajou para um fuso horário muito diferente percebeu a dificuldade dos primeiros dias em habituar-se, mas rapidamente começa a dormir num horário em que normalmente estava a acordar.

24 horas

A resposta está no nosso ritmo circadiano — popularmente conhecido como relógio biológico —, que regula as atividades diárias do organismo num período de (aproximadamente) 24 horas.

O ritmo cardíaco normal, também chamado de ritmo sinusal, é aquele que tem frequência, trajetória, duração e efeitos dentro do padrão para uma pessoa saudável. A frequência diz respeito à quantidade de batidas por minuto (bpm) que, em um adulto jovem, devem ficar entre 50 e 100 bpm.

O ritmo é determinado pela duração das notas musicais e pela duração das pausas (intervalos sem som). Algumas notas, por exemplo, representam 1 tempo, outras somente meio tempo ou 4 tempos, etc. Uma sequência de três notas musicais pode dar origem a diversas composições apenas pela mudança do ritmo.