Quais são os nomes próprios?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Nomes de pessoas, entidades governamentais, cidades, países, continentes, oceanos e planetas são exemplos de Substantivos Próprios.

Um substantivo é uma palavra que pode funcionar como sujeito numa oração. Estes termos são os nomes que se referem a um objecto ou a um ser. Próprio, por sua vez, é um adjectivo que menciona aquilo que pertence a alguém ou que caracteriza uma coisa ou um individuo.

Significado de Próprio
adjetivo Que faz referência a pessoa em questão; que pertence a essa pessoa: saiu em sua própria moto; vivia em apartamento próprio. Que se usa com um propósito certo; apropriado: utilize o questionário próprio. Particular de uma pessoa; inerente: maneira própria de falar.

Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.

Um dos pontos prévios para o escolher é que este só pode ter no máximo dois nomes próprios e quatro apelidos. Isto com excepção dos nomes estrangeiros que podem não estar sujeitos a esta limitação, sendo estes compostos de acordo com a lei da sua nacionalidade. Outra das limitações são as escolhas dos nomes próprios.

Substantivo Próprio é todo substantivo que distingue os seres dentro de uma espécie ou categoria. Eles sempre iniciam com letras maiúsculas. Nomes de pessoas, entidades governamentais, cidades, países, continentes, oceanos e planetas são exemplos de Substantivos Próprios.

Substantivo Comum

  1. Pessoas. Homem. Mulher. Criança. Amigo. Colega.
  2. Animais. Cachorro. Gato. Cavalo. Formiga. Tubarão.
  3. Plantas. Camomila. Jasmim. Erva-doce. Orquídea. Palmeira.
  4. Frutas. Banana. Maçã Laranja. Abacaxi. ...
  5. Objetos. Mesa. Cadeira. Bicicleta. Computador. ...
  6. Lugares. Bairro. Cidade. Município. Estado. ...
  7. Fenômenos. Tempestade. Trovoada. Furacão. Maremoto.

É importante lembrar que os nomes próprios são escritos sempre com a letra maiúscula. Vejamos as seguintes frases com nomes próprios: O meu cachorro se chama Spike.

A composição do nome
Prenome: que é o nome próprio da pessoa e que pode ser simples, João, Maria; ou composto: João Cláudio, Maria Cristina. Patronímico, ou apelido de família: que é o elemento acrescido ao prenome, vulgarmente conhecido como “sobrenome”.

Ele é um modelo estável, não muda em relação ao tempo e se refere à identidade de uma pessoa específica. É uma informação compartilhada entre quem chama e quem é chamado. Trata-se de uma referência com função social - identificar indivíduos -, sendo parte das trocas culturais do cotidiano.

Devemos utilizar a palavra próprio sempre que quisermos referir alguma coisa que pertence a alguém ou que é característica de alguém. Refere-se também a alguma coisa que tem uma utilidade específica.

A palavra próprio tem sua origem na palavra em latim proprius, devendo assim ser escrita com r na segunda sílaba, formando a sílaba pri. Todas as palavras cognatas de próprio deverão também ser escritas com pr nas duas primeiras sílabas: propriedade, proprietário, propriamente,…

1 Que pertence a dois ou mais elementos. 2 Realizado por duas ou mais pessoas; feito em comunidade. 3 Que apresenta características compartilhadas pela maioria; habitual. 4 Que não se sobressai ou não se destaca; vulgar.

Cachorro: a palavra por si só é um substantivo comum. Será substantivo próprio quando estiver especificado a raça do cachorro ou o seu nome como “cachorro Vira-Lata” e “cachorro Bolinha”.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

Apesar de parecer estranho, segundo a ortografia oficial, os nomes próprios estão sujeitos às mesmas regras estabelecidas para os nomes comuns. Isso significa que os nomes próprios também variam no plural. Logo, é correto escrever as Marias, os Joões, os Pedros, os Robertos, etc.