Quais são os impactos ambientais benefícios?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Como impacto ambiental positivo pode-se citar a recuperação das matas ciliares, a limpeza de rios e o replantio de árvores, bem como a criação de espaços verdes em grandes centros urbanos.

Principais impactos ambientais positivos
a recuperação de áreas degradadas; replantio de árvores; recuperação de rios; leis de preservação de mata.

Benefícios ambientais

  • Tratamento adequado dos resíduos líquidos.
  • Conservação dos recursos naturais.
  • Eliminação de focos de contaminação e poluição.

Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.

As boas práticas ambientais nos negócios consistem em empresas que adotam meios mais sustentáveis e ambientalmente corretos para funcionar. Isso acontece tanto dentro da empresa com os colaboradores e estrutura, quanto fora, com o serviço que é prestado a sociedade.

A importância do Estudo de Impacto Ambiental
Através do Estudo de Impacto Ambiental, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Auxílio Brasil. Bolsa Família. Benefício de Prestação Continuada (BPC) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Preservação do meio ambiente
Portanto, a sustentabilidade promove o consumo consciente, incentivando a conservação da biodiversidade, a redução do desperdício e a minimização da poluição. A preservação do meio ambiente torna-se assim uma vantagem, já que com práticas sustentáveis, as riquezas duram mais tempo.

A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.