Quais são os efeitos colaterais do remédio prednisona?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Retardo na cicatrização, atrofia cutânea, pele fina e frágil; petéquias e equimoses; eritema facial; sudorese excessiva; supressão da reação a testes cutâneos; reações como dermatite alérgica, urticária, edema angioneurótico.

Alterações no metabolismo: perda de proteína. Alterações psiquiátricas: euforia, alterações do humor; depressão grave com manifestações psicóticas; alterações da personalidade; hiperirritabilidade; insônia. Outras: reações de alergia ou semelhantes à alergia grave e reações do tipo choque ou de pressão baixa.

resposta imunológica do organismo a diferentes estímulos. Prednisona proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. A prednisona possui leve atividade mineralocorticoide.

Quais as contraindicações do Prednisona? Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com infecções sistêmicas por fungos, hipersensibilidade à Prednisona ou a outros corticosteroides ou a quaisquer componentes de sua fórmula.

O medicamento prednisolona tem ação anti-inflamatória e imunossupressora, sendo usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, doenças endócrinas e em esquemas terapêuticos para o tratamento de determinadas neoplasias.

Se os sintomas não desaparecem, pode-se aumentar a dose do corticoide em 10 a 15% e manter essa dose por 2 a 4 semanas. Se não ocorrer melhora dos sintomas, será necessário dobrar a dose da prednisona. A retirada deve ser feita mais lentamente, a cada 4 semanas, ou com reduções menores (metade da dose utilizada).

Quando tempo demora para a prednisona sair do organismo? O medicamento pode demorar até 30 dias para sair 100% do organismo após a última dose. Além disso, quanto mais longo o tratamento, mais pode demorar para que os efeitos colaterais desapareçam.

O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente.

O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio.

Uso oral – Doses
com alimento. se o produto for prescrito em dose única diária, procurar tomá-la antes das 9 horas da manhã. para pacientes que necessitem de tratamentos prolongados.

Para pessoas que utilizam pelo menos 20 mg/dia de prednisona, é maior o risco de desenvolver infecções, visto que o tratamento com corticoides como este deixa o sistema imunológico mais suscetível. Isso torna o organismo mais sensível a infecções por fungos, bactérias, vírus ou parasitas e pode gerar infecções graves.