Quais são os biomas em extinção?

Perguntado por: imoreira4 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 5 votos

O número faz parte das estatísticas sobre as espécies ameaçadas nos biomas brasileiros produzidas pelo IBGE. O levantamento mostra que o Cerrado está logo atrás, com 1.199 espécies ameaçadas; seguido pela Amazônia com 503; Caatinga com 481; Pampa com 229 e o Pantanal com apenas 52 espécies ameaçadas.

A Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas, tanto em números absolutos (1.989) como proporcionalmente (25,0%). Em seguida, vem o Cerrado, com 1.061 espécies ameaçadas, 19,7% do total de espécies do bioma, e a Caatinga (366 espécies, ou 18,2%).

Pantanal

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a pesquisa Contas de Ecossistemas - Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil 2022 apontando que o Pantanal é o bioma com o menor número absoluto de espécies da fauna e flora ameaçadas.

Mata Atlântica

A maior parte da fauna e flora brasileiras, com risco de extinção, está na Mata Atlântica. O bioma concentra 1.989 espécies de animais e plantas ameaçadas, segundo dados da pesquisa "Contas de Ecossistemas", divulgada nesta quinta-feira (05) pelo IBGE.

Enquanto o Brasil e o mundo estão em alerta contra o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, o Cerrado já é o bioma mais ameaçado do país.

Amazônia

Amazônia concentrou 59% da área desmatada em 2021
Os números não deixam dúvidas de que a Amazônia foi a grande frente de supressão da vegetação nativa do Brasil nos últimos três anos. Dados mostram que esse bioma concentrou 59% da área desmatada e 66,8% dos alertas de desmatamento em 2021.

A mais famosa das extinções em massa é a mais recente: a do fim do período Cretáceo (5 da fig. 1), quando os dinossauros se extinguiram (com exceção, tal como muitos cientistas sugerem, alguns dinossauros que evoluíram em pássaros). A extinção do Cretáceo, mais do que qualquer outra, tem gerado uma grande controvérsia.

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.

As extinções podem ocorrer de três maneiras diferentes: a extinção filética, de fundo ou em massa.

Biomas

  • Amazônia. É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas. MAIS SOBRE A AMAZÔNIA.
  • Caatinga. Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas. ...
  • Cerrado. Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.

Merecem destaque espécies ameaçadas de extinção como a onça-parda (Puma concolor), a onça pintada (Panthera onca), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) o guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae), que é o único primata endêmico desse bioma, e o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), espécie endêmica do Brasil.