Como as formigas fazem polinização?

Perguntado por: dbaptista7 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 20 votos

A pesquisa observou as formigas do grupo Camponotus, que abriga cerca de 600 espécies. Elas não possuem a glândula secretora metapleural, e é justamente essa ausência que confere a capacidade polinizadora: “a maioria delas tem essa glândula que produz um antibiótico que mata o pólen.

Formigas mantêm relações com plantas. Elas as protegem de herbívoros e, em troca, alimentam-se de substâncias produzidas pelas glândulas dos vegetais”, afirma Brandão. Não se conhece outra função para essas substâncias que servem de alimento para os insetos, segundo ele.

No imaginário popular, formigas são sinônimo de saúvas, "comedoras" de folhas. No entanto, formigas não são capazes de comer folhas. Elas cortam folhas para, dentro do formigueiro, cultivar os fungos dos quais se alimentam.

As abelhas e a polinização
Na maioria dos ecossistemas mundiais, as abelhas são os principais polinizadores (BIESMEIJER & SLAA, 2006).

Elas cortam e carregam as folhas, flores ou brotos de plantas até o seu ninho porque esse material é utilizado para a produção de fungos que são seu alimento. São capazes de desfolhar boa parte ou mesmo acabar com todas as folhas de uma planta.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.

Use substâncias naturais com cheiros que repelem as formigas. Posicione estrategicamente cascas de limão ou laranja, pimenta-caiena, cravo, canela, louro, óleo de hortelã-pimenta, borra de café usado. Pulverize ou espalhe com um pano suco de limão ou vinagre branco puro, ao redor de janelas e portas.

O sisal, o angico, a pimenta vermelha e a mamona podem ser usados como repelentes.

QUANTO À ALIMENTAÇÃO, PODE-SE DIZER QUE VARIA CONFORME A ESPÉCIE. AS FORMIGAS CORTADEIRAS, POR EXEMPLO, ALIMENTAM-SE DE FUNGOS QUE CULTIVAM EM SEU FORMIGUEIRO. ENQUANTO ISSO, OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAM SEIVA DE PLANTAS, NÉCTAR, CARAPAÇAS DE INSETOS E RESTOS DE ALIMENTOS HUMANOS PARA SUA ALIMENTAÇÃO.

Após a polinização, inicia-se o processo de fecundação. Após ser depositado no estigma, inicia-se a fase do acoplamento, a qual consiste na germinação do grão de pólen e na formação do tubo polínico, que germina no interior do estilete até atingir o ovário.

Por conta da dieta à base de frutas, folhas, néctar, pólen e ervas, eles polinizam os lugares por onde passam, já que o pólen fica grudado nos pelos.

Ora, é o transporte do pólen, do local onde ele é produzido – ou seja, dos órgãos masculinos da flor – para a parte feminina da flor. Esse transporte pode ser feito, naturalmente, pelo vento, pela água e também por animais, como as abelhas, por exemplo.

Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.

A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.

tamanduás

Os predadores das formigas são aranhas, pássaros, insetos, chimpanzés e tamanduás. Os tamanduás são os principais predadores das formigas.