Quantos animais não dependem de animais polinizadores?

Perguntado por: dinfante2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

Se 80% das espécies usadas em culturas dependem de animais polinizadores, isso significa que 20% dessas espécies não dependem.

Animais: diversos animais atuam como polinizadores, tais como mamíferos, pássaros e insetos. A polinização por animais é chamada de zoofilia, e as plantas que necessitam desses agentes geralmente oferecem algumas recompensas, como o alimento.

Os agentes que realizam a polinização são: o vento, a água e, principalmente, os insetos.

No reino animal, outras espécies também desempenham um importante papel na polinização. Estamos falando das aves e os morcegos. Dentre as aves, a mais comum é o beija-flor, pois possuem um bico e uma língua adaptada para capturar o néctar das flores.

A maioria dos polinizadores são insetos, incluindo abelhas, moscas, borboletas, mariposas, vespas, besouro, formigas, e tripes.

As abelhas e a polinização
Na maioria dos ecossistemas mundiais, as abelhas são os principais polinizadores (BIESMEIJER & SLAA, 2006).

Muitas plantas dependem de animais polinizadores que transportam pólen entre flores permitindo a sua reprodução. Por exemplo, plantações de tomate em localidades com abelhas produzem 70 toneladas por hectare de plantação.

A pesquisa observou as formigas do grupo Camponotus, que abriga cerca de 600 espécies. Elas não possuem a glândula secretora metapleural, e é justamente essa ausência que confere a capacidade polinizadora: “a maioria delas tem essa glândula que produz um antibiótico que mata o pólen.

Caso esse ciclo de polinização se quebre, o frágil equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, que exige a coexistência em estreita interdependência de milhares de espécies da fauna e flora, estará ameaçado. Com a diminuição da vegetação, boa parte da produção de oxigênio também será comprometida.

Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.

Sem eles, provavelmente teríamos uma dieta bem menos diversa e nutritiva ou poderíamos até viver uma escassez alimentar, como a ONU já apontou. Sem eles, também teríamos um cenário diferente para o agronegócio.

O grupo dos anuros é o grandes responsável pelo controle de pragas, insetos e até mesmo animais como os escorpiões. Um único sapo, por exemplo, pode se alimentar aos quilos de grande quantidade de insetos que se tornam abundantes em períodos de chuvas.

Eles geralmente visitam flores grandes com grande quantidade de néctar. Como possuem hábitos noturnos, as flores polinizadas por eles não são muito vistosas. Além disso, possuem odor forte semelhante a frutos maduros.

A polinização atua diretamente na frutificação e reprodução dessas plantas e o grau de dependência varia de pouco até essencial. Esses animais são moscas, vespas, borboletas, mariposas, morcegos, besouros e, principalmente, as abelhas. Estas, segundo o relatório, são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados.