Quais são as principais características da reprodução sexuada?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta.

A reprodução assexuada envolve apenas um membro da espécie, enquanto a reprodução sexuada é realizada por dois progenitores. A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica.

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.

Já na reprodução sexuada, a vantagem é a alta variabilidade genética e a facilidade de eliminar mutações maléficas. As desvantagens desse tipo de reprodução estão na dificuldade de encontrar parceiros e no alto gasto de energia para completar o ciclo de desenvolvimento.

Classificação da Reprodução Sexuada
Quanto à fecundação: interna ou externa; Quanto ao desenvolvimento: interno ou externo; Quanto ao desenvolvimento: direto ou indireto.

A reprodução sexuada acontece quando dois gametas, um feminino e outro masculino se fusionam, dando origem a novo ser vivo. Esse processo pode acontecer em fungos, animais e vegetais. Um ponto importante a ser destacado é que a reprodução sexuada não é sinônimo de relação sexual.

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução observada em diferentes seres vivos que se caracteriza pela formação de um novo ser sem que haja a mistura de material genético, ou seja, sem que ocorra a fusão de gametas.

A reprodução sexuada é a reprodução que envolve a união de gametas. Alguns organismos são capazes de realizar a autofecundação, como é o caso da tênia. Sendo assim, a reprodução sexuada pode envolver apenas um indivíduo, quando ele é capaz de produzir os dois tipos de gameta e se autofecundar.

Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Reprodução assexuada

  • Divisão binária, cissiparidade ou bipartição. Um organismo duplica seu DNA e a partir dele se divide em duas células idênticas. ...
  • Fragmentação. O organismo se fragmenta ou se parte. ...
  • Brotamento, gemiparidade ou gemulação. ...
  • Esporulação. ...
  • Partenogênese. ...
  • Multiplicação vegetativa ou propagação vegetativa.

- o sexo originou-se da relação parasito-hospedeiro entre vírus e bactérias, ou seja: a partir do fenômeno de mistura entre o genoma de uma bactéria (organismo hospedeiro) e o de um vírus (organismo que parasitaria o sistema de replicação das informações genéticas da bactéria – o retrovírus).

Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas. Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo.

SEXUADA: Na reprodução sexuada há a união de duas células, uma masculina e outra feminina, chamadas gametas. Ela ocorre em todos os grupos de animais, até mesmo entre aqueles que se reproduzem de forma assexuada, como as esponjas, celenterados e equinodermos.