Qual é o tamanho da sua pegada ecológica?

Perguntado por: lsilveira5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

2,7 hectares

A média mundial da pegada ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa, enquanto a biocapacidade disponível para cada ser humano é de apenas 1,8 hectare global. A humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, ou seja, a conta não fecha.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.

A medida da pegada ecológica é feita em hectares globais (gha), e assim pode-se comparar os padrões de consumo e analisar se estão dentro da normalidade e do que é aceitável para o planeta. Um hectare global corresponde a uma medida de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um período de ano.

A Pegada Ecológica do Brasil é de 2,9 hectares globais por habitante, indicando que o consumo médio de recursos ecológicos do cidadão brasileiro é bem próximo da média mundial (2,7 hectares globais por habitante).

A China tem a maior pegada ecológica total e o maior déficit ambiental em termos absolutos.

Medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais é o objetivo da Pegada Ecológica, uma metodologia criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). Ela nos dá elementos para repensar nosso consumo e adequá-lo à capacidade ecológica do planeta.

Segundo a ONG WWF, a pegada ecológica mundial é de 2,7 gha/pessoa, enquanto que a biocapacidade disponível é de apenas 1,8 gha/pessoa.

Significado de Pegada
substantivo feminino Vestígio ou marca dos pés deixado no solo ao passar; rasto, sinal. [Figurado] O que marca um acontecimento, a ocorrência ou existência de alguma coisa; indício, vestígio: primeiras pegadas do cristianismo.

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.

Segundo dados do relatório “Planeta Vivo” (PDF, 24 MB, em inglês), publicado em 2010 pela ONG WWF-Brasil, os vinte países que tem a maior pegada ecológica são: Emirados Árabes Unidos (10,68 gha), Qatar (10,51 gha), Dinamarca (8,26 gha), Bélgica (8,0 gha), Estados Unidos (8,0 gha), Estônia (7,88 gha), Canadá (7.01 gha), ...

“Nossa pegada ecológica é bastante afetada pelo consumo de alimentos, principalmente o de carne bovina. O brasileiro consome o dobro da média mundial de carne, que é um alimento de alto valor, pois precisa de mais área do que a agricultura, por exemplo.

Esse indicador de sustentabilidade, Pegada Ecológica, é muito pertinente para conseguir mensurar os riscos de esgotamento de recursos, a demanda exagerada de bens de consumo e serviços, muito potencializada pelo modelo econômico atual.

A pegada de carbono mede as emissões de gases de efeito estufa originadas da atividade humana. Cada vez que viajamos de carro, carregamos o celular ou ligamos a máquina de lavar roupa, além de inúmeras rotinas diárias, deixamos um rastro de gases que se acumula na atmosfera aquecendo excessivamente o planeta.

A impressão pode ser identificada como estática ou dinâmica, observando-se em qual ponto a pegada fez mais pressão. Enquanto uma pessoa parada tende a ter seu peso melhor distribuído, uma pessoa que corre tende a apoiar mais seu peso nos calcanhares.