O que pode destruir o carbono?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como já mencionamos, não é possível destruir o carbono. Muitas ações humanas têm o CO2 como resultado, o que desequilibra toda a “equação” feita pela natureza. Grande parte do problema está no uso de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo — transformados em energia e usados por toda a população.

O processo que remove o dióxido de carbono da atmosfera é conhecido como “sequestro de CO2”, como quando as plantas e os oceanos absorvem essa substância que é emitida por diversas fontes, como queima de madeira e combustíveis fósseis, decomposição animal, poluentes de fábricas e indústrias.

Desde que se iniciou a revolução industrial, o uso de petróleo, do carvão, do gás natural e das queimadas para produzir energia e, assim, sustentar o capitalismo, tornou-se mandatório. Por isso, a humanidade passou a retirar os combustíveis fósseis da litosfera, trazendo à atmosfera um aumento dos níveis de carbono.

Ele é liberado para a atmosfera por meio da respiração, na forma de CO2 ,um dos produtos finais desse processo. O processo de decomposição também tem como um de seus produtos o CO2. Além desses processos biológicos, a ação do homem também é responsável por liberar carbono no ambiente, como veremos mais adiante.

Outra forma de retirar carbono do ar é coletar biomassa - sobras de colheitas e florestas, resíduos orgânicos ou plantas cultivadas especificamente para esse fim - e queimá-la em uma usina para produzir bioenergia. O CO2 é então extraído do gás de exaustão da usina e armazenado no subsolo.

Como reduzir a pegada de carbono
Desloque-se de forma mais sustentável, use o transporte público, a bicicleta ou vá a pé e compre veículos ecológicos. Escolha um consumo de energia 100 % renovável, compre eletrodomésticos de baixo consumo e regule o aquecimento e o ar condicionado para economizar energia.

Remoção de dióxido de carbono (CDR)
A expressão “remoção de dióxido de carbono” – do inglês, Carbon Dioxide Removal (CDR) – designa o conjunto de atividades humanas que buscam retirar CO2 da atmosfera e armazená-lo de forma duradoura em reservatórios geológicos e terrestres, nos oceanos ou em produtos industriais.

oceano

O oceano é o maior reservatório de carbono do mundo, absorvendo 25% do CO₂ emitido por humanos e mais de 90% do calor gerado pelas mudanças climáticas 1 . O problema é que grande parte desse carbono é armazenado próximo à superfície. Isso aumenta a temperatura da água, desequilibra o pH e torna o oceano mais ácido.

Como reduzir a emissão de carbono

  1. Vá de carona para o trabalho. Os combustíveis fósseis são um dos fatores que mais contribuem para danos na camada de ozônio. ...
  2. Considere também ir de bike. ...
  3. Use sacolas reutilizáveis. ...
  4. Prefira itens cultivados localmente. ...
  5. Diminua o consumo de carne. ...
  6. Recicle, recicle, recicle.

O carbono é essencial para a existência de vida no planeta, pois, ao ser combinado com outros elementos, ele forma moléculas que são a estrutura básica para a existência de pessoas, animais, plantas, árvores e solos. O carbono também pode ser encontrado na sua forma pura ou quase pura, como diamantes e grafite.

Os setores da indústria e transporte são os principais responsáveis pela emissão do dióxido de carbono. Além disso, existe também o uso desenfreado dos meios naturais, desmatamento e queimadas, comportamentos do homem que colaboram para o desaparecimento de estoques e reservatórios naturais de carbono.

O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.

Algumas das principais fontes de emissão de CO2 no meio ambiente são: Erupções vulcânicas; Respiração de animais, seres humanos e organismos vivos; Queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, veículos);

Por meio de uma reação química, o gás carbônico é dissolvido na água (H2O) e, com isso, acontece a formação de bolhas, o famoso borbulhamento do líquido.