Como são chamados os consumidores que se alimentam somente de plantas?

Perguntado por: acordoba7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os herbívoros: comem apenas vegetais; Os carnívoros: comem apenas outros animais; Os onívoros: comem tanto animais como vegetais.

Consumidores primários: Representados pelos herbívoros, alimentam-se dos seres produtores. Consumidores secundários: Representados pelos carnívoros, alimentam-se dos consumidores primários. Consumidores terciários: Representados pelos carnívoros de grande porte e predadores.

Herbívoros: são aqueles que se alimentam de plantas e/ou algas. Carnívoros: alimentam-se de outros animais. O leão é um exemplo. Onívoros: aqueles que apresentam uma dieta mista, alimentando-se tanto de animais quanto de plantas e/ou algas.

Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.

Aqueles que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas. Aqueles que se alimentam de herbívoros são denominados consumidores secundários; os que se alimentam de consumidores secundários são consumidores terciários e assim por diante.

Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

O primeiro elo dessa 'cadeia alimentar' é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta – e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores.

Portanto, além da carne, não comem ovos, laticínios e mel, por exemplo.

Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal. Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista.

As plantas, algas unicelulares e certas bactérias produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso eles são chamados produtores. Alguns animais não produzem seus próprios alimentos, esses são chamados consumidores.

Alguns animais herbívoros são: abelha, anta, borboleta, boi, vaca, antílope, ovelha, rinoceronte, hipopótamo, girafa, canguru, zebra, veado, elefante, gorila, cavalo, cabra, búfalo, urso panda, camelo, coelho, porco-da-índia, alguns morcegos, dentre outros.

Como dito anteriormente, consumidores secundários são seres que se alimentam de consumidores primários, como vacas e ovelhas. Assim, pode-se concluir que onças, leões, cobras, corujas, raposas e todos os outros animais carnívoros, são classificados como consumidores secundários em uma cadeia alimentar.

Os animais onívoros, também chamados de omnívoros, são aqueles que possuem hábitos alimentares mais diversificados, podendo digerir diferentes classes de alimentos. São animais que podem se alimentar tanto de carne, como os carnívoros, quanto de vegetais, como os herbívoros.

Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese. Esses organismos são também conhecidos como autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia.

Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.

substantivo masculino Aquele que produz, que cria, que gera. [Artes] Pessoa física ou jurídica que assume a responsabilidade financeira na realização de filmes, na montagem de peças, no patrocínio de espetáculos em geral. Quem faz a promoção de bens, mercadorias, serviços etc.