O que são átomos é substâncias?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.

Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga).

Substâncias Simples: São formadas por átomos de um mesmo elemento químico. Não podem ser decompostas em outras substâncias.

Os átomos são partículas minúsculas que formam as moléculas de toda a matéria visível. Tudo o que nos cerca é feito de átomos ligados entre si — a molécula da água, por exemplo, é feita de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

As moléculas são formadas por meio da ligação covalente dos átomos e, por isso, também podem ser chamadas de compostos covalentes. Quando as moléculas interagem entre elas, por meio das interações intermoleculares, formam as substâncias que nós conhecemos do cotidiano.

As substâncias são aqueles materiais com composição química constante e que possuem suas propriedades físicas bem definidas, tais como os pontos de fusão e ebulição e a densidade, não variando em determinada temperatura e pressão. São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico.

O que é uma substância? Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.

Para identificar uma substância pura é necessário observar se são constituídas por apenas um tipo de constituinte e se tem pontos de fusão e ebulição constantes em determinadas condições de pressão. Também devem ter densidade definida em determinadas condições de temperatura e pressão.

Como diferenciar um átomo de uma molécula? Como já explicado, a molécula é formada por um conjunto de átomos. Por exemplo, a água é uma substância cuja fórmula molecular é H2O, ou seja, ela é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

As substâncias são formadas por um único tipo de componente (átomos, moléculas ou aglomerados iônicos) e possuem propriedades constantes e definidas. As substâncias são os materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

Isoeletrônicos: São os átomos que possuem a mesma quantidade de elétrons; Isóbaros: São os átomos que possuem o mesmo número de massa; Isotonos: São os átomos que possuem o mesmo número de neutros; Isotopos: São os átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas, diferem na quantidade de nêutrons.

A quantidade de partículas que compõem os átomos é o que os diferencia. Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório.

1. Substâncias puras ou simplesmente substâncias: São aquelas constituídas somente por um tipo de constituinte (moléculas, átomos, íons, fórmulas unitárias etc.) e possuem pontos de fusão e ebulição constantes a uma dada pressão, além de densidade bem definida, em determinada pressão e temperatura.

Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.

Substâncias puras simples ou substâncias simples são aquelas constituídas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.