Qual a diferença entre microbiologia e bacteriologia?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 2 votos

A micologia é a parte da microbiologia que estuda os fungos, enquanto a bacteriologia estuda as bactérias e a virologia os vírus.

Resumo sobre microbiologia
Ela estuda organismos como vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos. Bacteriologia é o ramo da microbiologia que estuda as bactérias. Virologia é o ramo da microbiologia que estuda os vírus.

A depender do micro-organismo estudado, podemos subdividir a microbiologia em virologia (estudo dos vírus), bacteriologia (estudo das bactérias), protozoologia (estudo dos protozoários), ficologia (estudo das algas) e micologia (estudos dos fungos).

A bacteriologia é o ramo da microbiologia que trata do estudo das bactérias. O ramo da microbiologia que estuda os fungos é a micologia ou micetologia.

Bactéria: é um microrganismo unicelular procarionte que pode levar a várias doenças, fermentações ou putrefação (apodrecimento), seja nos seres vivos ou em suas matérias orgânicas. Vírus: é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira.

O que é a microbiologia:
Ela também pode ser caracterizada como uma especialidade da Biomedicina que estuda os microrganismos patogênicos, ou seja, aqueles que causam doenças infecciosas, englobando assim a bacteriologia, a virologia e a micologia.

O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.

A vertente mais conhecida da microbiologia é a do estudo de doenças infecciosas. A pesquisa das causas, do comportamento e das formas de controle e prevenção destas patologias permitiu muitos avanços no campo da saúde e no bem-estar humano, como o desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

Ele afirma que microorganismos conhecidos como patógenos ou "germes" podem levar a doenças. Esses pequenos organismos, pequenos demais para serem vistos sem ampliação, invadem humanos, outros animais e outros hospedeiros vivos. Seu crescimento e reprodução dentro de seus hospedeiros podem causar doenças.

O que é MICROBIOLOGIA? A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio.

O estudo da microbiologia permite ao profissional de enfermagem entender os microorganismos e a forma como eles interferem sobre a saúde do ser humano. Conhecendo a atuação dos microrganismos é possível interromper a transmissão das doenças, que pode acontecer no mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.

A Microbiologia básica estuda a natureza fundamental e as propriedades dos microrganismos, enfatizando sobre as características morfológicas coloniais e celulares; características fisiológicas (necessidades nutricionais específicas e condições necessárias ao crescimento e reprodução); atividades fisiológico-bioquímicas ...

Em um vídeo publicado na nossa página do Facebook falamos um pouco sobre o que são os vírus e as principais diferenças entre eles e as bactérias. Uma delas é o tamanho: os vírus são muito menores do que as bactérias!

As bactérias são organismos procariontes e, geralmente, unicelulares. Estão presentes em praticamente todos os ecossistemas e são consideradas microorganismos devido ao seu tamanho, que não costuma ultrapassar poucos micrometros (u).