O que é a molécula da vida?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Descrição: DNA é a sigla utilizada para designar a maior macromolécula celular dos seres vivos, o ácido desoxirribonucleico. Este ácido é formado a partir da união de nucleotídeos e é através dele que é realizada a identificação dos seres vivos.

As moléculas que intervêm na estrutura e no funcionamento da célula viva, designam-se por moléculas biológicas ou biomoléculas ou ainda, por moléculas da vida. Agrupam-se habitualmente em quatro classes: glúcidos, prótidos, lípidos e nucleótidos.

O DNA: A molécula da vida.

O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos. São funções do DNA: Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.

ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.

Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância. Existem moléculas simples, como o oxigênio (O2) do ar que respiramos.

Proteção, regulação de temperatura, armazenamento de energia.

Pois bem, na fita de DNA estas ligações acontecem sempre entre a hidroxila do carbono 3' de uma fita com a hidroxila do carbono 5' e este é o sentido da “leitura” e síntese de novas moléculas. Por isso, o sentido da vida é 5'- – ->3' (lê-se 'cinco linha – três linha'), como já nos ensinou a Mafalda muito tempo atrás.

5'- 3': O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose.

A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.

Os mais recentes estudos mostram que cada célula do nosso corpo tem cerca de 25 mil genes distribuí- dos nos 23 pares de cromossomos.

O DNA, sigla para Ácido Desoxirribonucleico, é uma molécula que carrega todas as informações genética de um ser vivo. Todo ser vivo tem, no núcleo de cada célula, o DNA. O DNA é composto por duas longas fitas torcidas em espiral, a dupla hélice.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que se relaciona com a hereditariedade, pois apresenta informações genéticas de cada indivíduo e garante sua transmissão. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes.

2 - MOLÉCULAS GIGANTES
Mas a maior molécula da natureza reside em nosso organismo --é o cromossomo 1. Uma célula humana normal tem 23 pares de cromossomos em seu núcleo, sendo cada um deles uma única e longuíssima molécula de DNA.

O que são moléculas? (Conceito e Exemplos)
Dizemos que uma molécula é o conjunto de átomos. Esse agrupamento pode ser formado por átomos de elementos iguais ou diferentes. Molécula de água (H2O): formada por dois elementos diferentes (O e H), sendo dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio.

Muitos cientistas propõem a ideia de que os primeiros organismos do planeta habitavam fontes hidrotermais no oceano profundo e, portanto, eram provavelmente extremófilos adaptados a altas temperaturas (denominados termófilos).