O que seria um resultado sustentável com a pegada ecológica?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade que acompanha a concorrência das demandas humanas com a capacidade regenerativa do planeta, ou seja, compara a biocapacidade do planeta com a demanda por recursos naturais necessária para a elaboração de bens de consumo e serviços.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

Faça a coleta seletiva de lixo, evite substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduza o consumo de produtos descartáveis. Procure adquirir produtos de empresas que estejam envolvidas em programas de responsabilidade socioambiental e com certificação ambiental.

Reduzir a nossa pegada ecológica é considerada das medidas mais significativas para baixar as emissões de dióxido de carbono na Terra. Vivemos em tempos em que é preciso repensar hábitos diários e como podemos adaptá-los a um planeta em necessidade de mudança.

Medidas que controlem a pegada ecológica são essenciais para verificar até que ponto nosso impacto está prejudicando o planeta. Se consumirmos mais do que nosso planeta é capaz de produzir, em breve enfrentaremos uma grande crise ambiental, com a falta de recursos e a diminuição acelerada da nossa biodiversidade.

Os resultados sustentáveis são aqueles que vão assegurar a manutenção e continuidade de um negócio nos próximos anos. São eles que garantem a fonte de renda de empresários e funcionários, que permitem planejar processos de expansão, e até mesmo aumentar o leque de produtos e serviços ofertados.

Medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais é o objetivo da Pegada Ecológica, uma metodologia criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). Ela nos dá elementos para repensar nosso consumo e adequá-lo à capacidade ecológica do planeta.

A Pegada Ecológica do Brasil é de 2,9 hectares globais por habitante, indicando que o consumo médio de recursos ecológicos do cidadão brasileiro é bem próximo da média mundial (2,7 hectares globais por habitante).

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Se a pegada for muito elevada, o consumo é incompatível com a capacidade natural de regeneração do planeta, e a pessoa tem um estilo de vida que compromete o futuro dela mesma e das próximas gerações." Começar a reduzir o impacto no ambiente demanda apenas conscientização.

Consumo exagerado de carne e trânsito estão entre os vilões do índice.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

A China tem a maior pegada ecológica total e o maior déficit ambiental em termos absolutos.