Como ocorre o processo de reprodução assexuada?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A reprodução assexuada acontece sem a participação de gametas, ou seja, não há mistura de material genético. Nesse processo, uma célula ou um grupo delas se desprendem do corpo de um ser vivo e dão origem a um novo indivíduo.

Reprodução sexuada é um tipo de reprodução que ocorre nos seres vivos e envolve células especializadas chamadas de gametas. Nesse tipo de reprodução, existe uma troca e mistura do material genético, gerando organismos semelhantes, porém não idênticos àqueles que originaram estes.

Apesar de muitas pessoas relacionarem reprodução assexuada apenas com indivíduos unicelulares, como bactérias, esse tipo de reprodução pode ser visto em organismos multicelulares, incluindo animais e plantas. Vale destacar que os seres humanos não podem reproduzir-se de maneira assexuada.

Na natureza todos os procariontes e vários eucariontes se reproduzem de forma assexuada. Há muitas formas de fazer isso; por brotamento, fragmentação, fissão binária e esporulação.

Na reprodução assexuada algumas partes da planta original ou planta mãe originam um outro indivíduo em um processo chamado propagação vegetativa. Nesse caso, a nova planta é geneticamente igual à planta mãe. Esse tipo de reprodução pode ocorrer por esporos, brotamentos de caules, folhas ou tubérculos.

A assexualidade é a falta de atração sexual. Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, nem age por um desejo erótico. Essa definição é apenas um espectro sobre o tema, que é amplo e diverso dentro da comunidade. Portanto, a assexualidade não é determinada por aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer.

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Na reprodução assexuada, a vantagem é a facilidade de reprodução e o menor gasto de energia para completar o ciclo reprodutivo. Como desvantagem, possui menor variabilidade genética e consequente dificuldade de eliminar mutações maléficas entre os descendentes.

A reprodução assexuada é muito eficiente dado que não envolve o cruzamento entre organismos, logo tem menores exigências. Assim, a energia pode ser canalizada directamente na produção de descendência, permitindo um rápido aumento da população.

Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

Assim como as samambaias, os musgos, avencas, xaxins e cavalinhas são todas plantas que também tem sua reprodução por esporos. As plantas que se reproduzem por esporos não apresentam estruturas, como: grãos de pólen, sementes, flores ou frutos.