O que quer dizer uma pessoa sexuada?

Perguntado por: rteixeira4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

adjetivo Que tem sexo. Reprodução sexuada, aquela que se realiza mediante o encontro de células especializadas, os gametas masculinos e femininos.

A reprodução assexuada envolve apenas um membro da espécie, enquanto a reprodução sexuada é realizada por dois progenitores. A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica.

O que é assexual? Uma pessoa assexual experimenta pouca ou nenhuma atração sexual. Mas isso não significa que ela não pratique sexo, beije e abrace em nenhuma circunstância. Ela pode ter atração romântica por outro indivíduo, bem como gostar de toques e ter o desejo de estar em um relacionamento afetivo.

1. 2. Tipo de reprodução que requer a união de duas células reprodutoras especializadas, os gâmetas, para ...

A assexualidade é uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo.

E, como saber se sou assexual? Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “sinto atração sexual ou já senti alguma vez na vida?” Caso a resposta seja “não”, você é assexual.

Assexualidade não é o resultado de uma deficiência hormonal, ou de uma síndrome, ou de uma doença física ou psicológica. A pesquisa disse isso. Não precisamos ser tratados ou consertados. Verdade: Existem pessoas assexuadas que sentem repulsa pela ideia de sexo ou pela ideia de fazer sexo.

Assexual estrito
A pessoa assexual estrita é aquela que não sente atração sexual em nenhum momento por nenhuma pessoa, independentemente do gênero. Ou seja, relações sexuais não fazem parte da sua vida e dos seus relacionamentos.

Na reprodução assexuada, a vantagem é a facilidade de reprodução e o menor gasto de energia para completar o ciclo reprodutivo. Como desvantagem, possui menor variabilidade genética e consequente dificuldade de eliminar mutações maléficas entre os descendentes.

A reprodução sexuada pode ser classificada de várias formas:

  • Quanto ao sexo: monóico ou dióico;
  • Quanto à fecundação: interna ou externa;
  • Quanto ao desenvolvimento: interno ou externo;
  • Quanto ao desenvolvimento: direto ou indireto.

Podemos perceber, portanto, que a reprodução sexuada e assexuada apresentam diferenças. Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

A reprodução sexuada é a reprodução que envolve a união de gametas. Alguns organismos são capazes de realizar a autofecundação, como é o caso da tênia. Sendo assim, a reprodução sexuada pode envolver apenas um indivíduo, quando ele é capaz de produzir os dois tipos de gameta e se autofecundar.

“A assexualidade é uma orientação sexual, tal qual a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade. Assim, não é considerada doença e, portanto, não é necessário nenhum tratamento.