O que é a conservação da água?

Perguntado por: dtrindade5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Conservação de Água constitui qualquer ação que: Reduz a quantidade de água extraída das fontes de suprimento; • Reduz o consumo de água; • Reduz o desperdício de água; • Reduz as perdas de água; • Aumenta a eficiência do uso da água; • Aumenta a reciclagem e reutilização da água; • Evita a poluição da água.

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

O correto, portanto, é que a água seja armazenada em um recipiente fechado, limpo e sem luz. Só assim será possível manter as características iniciais do recurso por mais tempo.

Todas as unidades de conservação são espaços territoriais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, que têm como objetivo a conservação da natureza. Cada uma delas recebe uma classificação diferente de acordo com suas características e objetivos a serem atingidos.

O que causa a falta da água
Numa perspectiva mais superficial sobre esse problema poderíamos elencar os três principais problemas: – Morte da flora e fauna; – Escassez de alimentos, já que a agricultura seria prejudicada; – Milhões de pessoas no mundo morreriam de sede.

Tanto cuidado é necessário porque as doenças relacionadas com a falta de água e esgoto são muitas. Esquistossomose, malária, hepatite, e cólera são apenas algumas delas. Se existem sintomas como diarréia, dores abdominais, enjôos e cansaço, é bom ficar atento e procurar um médico o mais rápido possível.

Quando a água está reduzida, diminuem as liberações nos nossos perímetros de irrigação. Além disso, também fazemos reuniões para mostrar a importância do uso consciente para que as pessoas saibam usar somente o necessário, porque sabendo usar, não vai faltar”, explicou o engenheiro do DNOCS, André Mavignier.

A conservação é a arte que consiste em manter o alimento o mais estável possível, mesmo em condições nas quais isso não seria viável.

Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.