Quais são as etapas da polinização?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 11 votos

Devido a imobilidade das plantas, a polinização cruzada envolve obrigatoriamente um vetor para o pólen, e necessariamente passará por 3 fases: remoção do pólen das anteras, transporte e depósito dos pólen no estigma receptivo (HARDER, 1997 apud SANTOS, 1998).

De flor em flor, o pólen pode ser movido pelo vento ou por animais, como abelhas, borboletas, besouros, pássaros e beija-flores. Nesse caso, o processo é chamado de polinização cruzada. Quando a planta recebe o pólen dela própria, chamamos de autopolinização.

Existem 2 tipos de polinização: a Autopolinização/Polinização Direta/Autogamia e a Polonização Cruzada ou Indireta. A autopolinização ocorre em uma mesma flor bissexuada, onde os estames desenvolvidos projetam-se sobre o gineceu, deixando cair os grãos de pólen de suas anteras, os quais fixam-se ao estigma.

Esses animais polinizadores se encaminham para as flores com intenção de se alimentarem do néctar (substância adocicada) e acabam por carregarem o pólen em seu corpo ou patinhas e transmitirem às estruturas reprodutivas femininas das outras flores.

Polinização consiste na transferência do grão de pólen para a parte feminina da planta, sendo um processo observado apenas em gimnospermas e angiospermas. As abelhas são um dos principais polinizadores, sendo o néctar e o pólen importantes alimentos para elas.

Tanto gimnospermas quanto angiospermas são polinizadas pelo vento e, nesse último grupo, destacam-se as monocotiledôneas. Em geral, as plantas que necessitam do vento para a polinização produzem uma grande quantidade de pólen para aumentar suas chances de sucesso.

⇒ Vento: A polinização pelo vento é denominada de anemofilia e ocorre tanto em gimnospermas quanto em angiospermas. Plantas com esse tipo de polinização apresentam uma grande quantidade de pólen, uma vez que o transporte por esse agente não é orientado.

Entre os principais polinizadores, podemos citar os pássaros, os morcegos, o homem e os insetos. As plantas que dependem dos seres vivos para que aconteça a polinização possuem importantes adaptações, como odor agradável, pétalas chamativas e com cores vivas e grande quantidade de néctar.

A polinização atua diretamente na frutificação e reprodução dessas plantas e o grau de dependência varia de pouco até essencial. Esses animais são moscas, vespas, borboletas, mariposas, morcegos, besouros e, principalmente, as abelhas. Estas, segundo o relatório, são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados.

listaram seis formas fáceis de trazer as abelhas para perto da sua horta ou jardim.

  1. Flores coloridas e plantas aromáticas. ...
  2. Plantas apícolas. ...
  3. Plantas nativas. ...
  4. Água e abrigo. ...
  5. Gentileza gera gentileza. ...
  6. Não use fumo na horta.

Quando os insetos visitam as flores, tocam nos estames e consequentemente levam o pólen em seu corpo. Ao visitar outras flores, deixam cair o pólen no estigma, realizando a polinização. As abelhas são os principais agentes polinizadores dos vegetais.

A partir do estigma, o grão de pólen forma o tubo polínico que percorre o estilete adentrando no óvulo localizado no interior do ovário. No interior do óvulo ocorre a fecundação, onde o núcleo espermático (gameta masculino) adentra a oosfera (gameta feminino) gerando um zigoto que irá se desenvolver em embrião.

antera

O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos, também conhecidos como cones. Já nas angiospermas, a produção ocorre nas flores, mais precisamente na parte chamada de antera.

Caso esse ciclo de polinização se quebre, o frágil equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, que exige a coexistência em estreita interdependência de milhares de espécies da fauna e flora, estará ameaçado. Com a diminuição da vegetação, boa parte da produção de oxigênio também será comprometida.

O principal papel da flor é a reprodução, por isso cada planta é portadora de uma estratégia única de atração de polinizadores. Uma grande quantidade de plantas é polinizada por insetos. Acredita-se, inclusive, que insetos e plantas coevoluíram.

Os insetos polinizadores possuem estruturas corporais que auxiliam no transporte do pólen, enorme capacidade reprodutiva, aparelho bucal Page 5 adaptado ao tipo de flor em busca seu alimento. Constituem-se na maioria das vezes de abelhas, vespas, borboletas, besouros e formigas.