Quais são os benefícios de comer cebola?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Assim como o alho, a cebola faz parte da lista de alimentos funcionais, com substâncias que auxiliam na prevenção de doenças do coração, diabetes, câncer e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo o organismo como um todo.

Principais benefícios da cebola

  1. Fonte de fibras. A cebola é uma ótima fonte de fibras. ...
  2. Fonte de vitaminas e minerais. A cebola também é rica em minerais e vitaminas como: ...
  3. Rica em compostos saudáveis. ...
  4. Efeitos antimicrobianos. ...
  5. Ajuda a reduzir o açúcar no sangue. ...
  6. Faz bem para os ossos. ...
  7. Previne câncer.

A cebola pode ser consumida crua, cozida, em molhos ou em conserva. No entanto, a quantidade para obter os seus benefícios ainda não está muito bem estabelecida, porém alguns estudos indicam que deveriam ser consumidos pelo menos 25 gramas por dia.

Consumir cebolas com regularidade pode melhorar a saúde cardiovascular. Isso ocorre porque o alimento contém quercetina, antioxidante que previne os processos inflamatórios do corpo e reduz a formação de coágulos. Ajuda ainda a relaxar as fibras musculares e a aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Cebola. Assim como o alho, a cebola é rica em alicina, substância que ajuda a prevenir problema cardiovasculares, câncer e pressão alta. No entanto, a cebola cozida perde parte desse nutriente, e por isso comer cebola crua traz mais benefícios para a saúde.

Assim como o alho, a cebola faz parte da lista de alimentos funcionais, com substâncias que auxiliam na prevenção de doenças do coração, diabetes, câncer e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo o organismo como um todo.

Se tratam de variedades diferentes, mas com propriedades e usos bastante semelhantes. A branca costuma ser mais ardida, enquanto a roxa é mais adocicada e calórica, sendo mais indicada para consumir crua. Cebola roxa em conserva, no ceviche, na salada, ou no tradicional hambúrguer – ela ganha destaque pela cor.

Os antigos egípcios usavam a cebola para induzir o sono, e aparentemente estavam no caminho certo. A cebola, especialmente a roxa, contém quercetina, uma substância com efeitos antioxidades, antiinflamatórios e sedativos que ajudam a conciliar o sono.

Além disso, mesmo sendo um alimento natural e benéfico à saúde, algumas pessoas podem acabar tendo problemas graves ao consumir cebolas. Não consuma o alimento caso você possua refluxo gastroesofágico. Outro grupo de pessoas que devem evitar são aquelas que sofrem de azia pois a cebola piora os sintomas.

A cebola, por exemplo, é farta em uma substância chamada quercetina, flavonoide com propriedades farmacológicas, entre elas, a redução da pressão arterial. A beterraba, o espinafre e outros vegetais são ricos em potássio —nutriente que ajuda a eliminar o sódio, que é o responsável pelo aumento da pressão.