Pode comer cebola todos os dias?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

consumir a cebola diariamente também pode ser uma ótima para ajudar a controlar os níveis de Açúcar do seu sangue.

Consumir cebolas com regularidade pode melhorar a saúde cardiovascular. Isso ocorre porque o alimento contém quercetina, antioxidante que previne os processos inflamatórios do corpo e reduz a formação de coágulos. Ajuda ainda a relaxar as fibras musculares e a aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos.

A cebola contêm dissulfureto de dialilo, que é eficaz na prevenção da coagulação sanguínea, fazendo com que o fluxo de sangue flua corretamente. Um fluxo sanguíneo suave e saudável pode reduzir o risco de colesterol. O enxofre na cebola também pode apoiar o fluxo sanguíneo, pois pode reduzir o nível de triglicerídeos.

Conheças as pessoas que definitivamente não devem comer cebola:

  1. Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável. ...
  2. Pessoas que sofrem com Refluxo Gastroesofágico. ...
  3. Pessoas que lidam com a azia constantemente.

Cebola. Assim como o alho, a cebola é rica em alicina, substância que ajuda a prevenir problema cardiovasculares, câncer e pressão alta. No entanto, a cebola cozida perde parte desse nutriente, e por isso comer cebola crua traz mais benefícios para a saúde.

Cuidados com a cebola
Algumas pessoas podem apresentar intolerância à cebola. Os sintomas podem ser: azia, gases e mal-estar estomacal. Além disso, o consumir cebola em excesso pode aumentar a sensação de inchaço. Se você perceber essas alterações após comer, procure ajuda médica.

Assim como o alho, a cebola faz parte da lista de alimentos funcionais, com substâncias que auxiliam na prevenção de doenças do coração, diabetes, câncer e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo o organismo como um todo.

A cebola pode ser consumida crua, cozida, em molhos ou em conserva. No entanto, a quantidade para obter os seus benefícios ainda não está muito bem estabelecida, porém alguns estudos indicam que deveriam ser consumidos pelo menos 25 gramas por dia.

A cebola é um alimento versátil na culinária, mas também é bastante útil para a beleza (apesar do cheiro intenso). Esta contém propriedades antibacterianas, mantém o equilíbrio da produção de gordura facial, ajuda a remover as manchas de sol e a combater as rugas.

Os antigos egípcios usavam a cebola para induzir o sono, e aparentemente estavam no caminho certo. A cebola, especialmente a roxa, contém quercetina, uma substância com efeitos antioxidades, antiinflamatórios e sedativos que ajudam a conciliar o sono.

A cebola, por exemplo, é farta em uma substância chamada quercetina, flavonoide com propriedades farmacológicas, entre elas, a redução da pressão arterial. A beterraba, o espinafre e outros vegetais são ricos em potássio —nutriente que ajuda a eliminar o sódio, que é o responsável pelo aumento da pressão.

Cebola branca: tem sabor marcante, perfeita para deixar molhos e refogados com mais personalidade. Cebola doce: na aparência, lembra a cebola amarela, mas tem gostinho adocicado e muita água. É usada para fazer receitas caramelizadas e empanadas.

A cebola, o pimentão e a pimenta são ótimos aliados no combate a hipertensão e podem ser usados na alimentação. Estudos recentes informam que o gengibre pode ser consumido por hipertensos em pequenas quantidades.

Se tratam de variedades diferentes, mas com propriedades e usos bastante semelhantes. A branca costuma ser mais ardida, enquanto a roxa é mais adocicada e calórica, sendo mais indicada para consumir crua. Cebola roxa em conserva, no ceviche, na salada, ou no tradicional hambúrguer – ela ganha destaque pela cor.