Porque a caipirinha tem esse nome?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Uma das versões para o nome da bebida diz que, vinda de Piracicaba, quando chegou ao porto de Santos, ela recebeu o apelido de “caipirinha” devido sua origem interiorana, ou seja, caipira. Outra versão diz que o nome faz alusão as pessoas que bebiam o drink originalmente, que eram os caipiras vindos do interior.

Paulo Vieira

Vamos começar pela versão popular a qual diz que a bebida foi criada inicialmente como remédio e teria sido inventada pelo fazendeiro Paulo Vieira na cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, em 1918.

Caipirão – Quando a cachaça é substituída pelo Licor Beirão; Caipiríssima – Quando a cachaça é substituída pelo Rum; Caipi Suco ou Caipi Drinque – Quando não vai nada de álcool, usa-se água de coco, água com ou sem gás e até mesmo refrigerante. A decoração segue o conceito aplicado na Caipirinha, mas nada de cachaça.

Essa receita era indicada para quem estava doente da gripe espanhola, sendo comum colocar álcool em todo remédio caseiro para acelerar o efeito do medicamento/receita. Por fim, sua expansão ocorreu através da Semana da Arte Moderna, em 1992, que ocorria também em São Paulo.

A caipirosca, também conhecida como caipivodca, é uma bebida alcoólica ou, um coquetel variação da caipirinha. Na caipirosca, a cachaça é substituída pela vodca, misturada a pedaços de lima espremidos, água e açúcar.

Para o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada em meados do século 19 por fazendeiros da na região de Piracicaba (SP). A cidade ainda hoje é popular na produção de cana-de-açúcar. O drink era servido em festas de alto padrão, como alternativa ao uísque e ao vinho importados.

Paraty

A princípio, podemos supor pelo nome caipirinha que a bebida teria surgido no interior de Minas Gerais ou São Paulo, terra dos caipiras. Mas foi em Paraty, no Rio de Janeiro, que encontramos o registro mais antigo de uma possível inspiração para o coquetel nacional.

A história da cachaça começou no século XVI, durante a colonização portuguesa. A criação da bebida inicialmente se deu por meio da destilação do melaço não cristalizado, e depois passou a ser produzida do próprio caldo da cana-de-açúcar.

Caipirinha is a cocktail prepared by crushing unpeeled pieces of lime with sugar and ice and adding cachaça. Recently there have been new caipirinha “recipes”: passionfruit caipirinha, strawberry caipirinha, etc. The most famous takeoff of the traditional caipirinha is the caipirosca, prepared with vodka.

Copo Old Fashioned

Copo Old Fashioned
Ele conta com a boca um pouco mais larga que seu bojo e, por conta desse estilo, é o favorito para garantir uma apresentação diferenciada para caipirinhas, caipisakês e caipivodkas.

A Caipirinha com toque russo: Caipiroska
Mais forte e robusta, porém de gosto mais suave, forma uma belíssima combinação!

Caipirinha – preparado com cachaça, limão, açúcar e gelo. Tem o sabor mais intenso de todas. Harmoniza bem com comidas mais gordurosas, como feijoada e frituras. Caipiroska – Quando a cachaça é substituída por vodka.

A Caipirinha para nós não é um coquetel, é apenas um drink, pois tem apenas dois elementos: limão e cachaça. O gelo e o açúcar não entram porque o primeiro é apenas para gelar, e o segundo é apenas um agente adoçante. Agora, se você adicionar mais frutas já vira um coquetel.