Como cortar a cachaça rápido?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

Beber bastante água é fundamental. Pois o álcool causa desidratação e água vai cuidar para fazer a reidratação do seu organismo.

A recomendação é apostar em frutas e verduras, incluindo alimentos como couve, pepino, melancia e gengibre.

Em ambientes úmidos, a evaporação do álcool ocasiona a diminuição do teor alcoólico. Uma dica: desconfie de uma cachaça muito barata (menos de R$ 30) e com muita presença de madeira – você provavelmente estará tomando um chá de madeira, ou seja, uma bebida que não foi envelhecida pelas regras da legislação.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Tempo seguro para dirigir
Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

Beber água para reidratar, tomar um analgésico para a dor de cabeça e fazer refeições ligeiras para o estômago recuperar pode ajudar. Para as náuseas e vómitos há que prevenir a desidratação e acalmar a irritação do estômago. Beber álcool novamente não ajuda, apenas atrasa e prolonga o problema.

O dissulfiram3,4 é uns dos primeiros medicamentos aprovados pela FDA para o tratamento do alcoolismo. Trata-se de um inibidor das enzimas que decompõem o álcool em acetaldeído.