Qual é a fruta que tem gosto de leite condensado?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

atemóia

Você já ouviu falar na atemóia? Conhecida como leite condensado natural, a fruta é extremamente doce e rica em vitamina C. É híbrida, obtida através do cruzamento de cherimoia e pinha, uma parente da graviola.

Conheça a atemoia: uma fruta de sabor doce e de muitos benefícios.

As semente podem ser trituradas e apreciadas com sorvetes, iogurtes e frutas, como se fosse uma granola. Já com a casca é possível produzir compotas e geleia. E com a polpa, além de consumir a fruta in natura, é possível fazer sucos e até purês.

A quantidade aproximada produzida está entre 200 e 2.000 frutos por árvore. A época de frutificação é entre maio e junho. O fruto é consumido ao natural, podendo também ser utilizado para elaboração de sucos, saladas de frutas, geléia e sorvete.

Abiu - Como se come? Entre a casca e a polpa, há um látex o qual não recomenda-se morder o fruto. É aconselhável cortar o fruto e comer a polpa com uma colher. Caso esse látex venha colar em seus lábios, passe um pouco de manteiga que sairá facilmente.

Alimento que cresce muito em todo o Brasil, a fruta-do-conde ( Annona squamosa L .), também conhecida como ata ou pinha, é o fruto de uma planta da família Annonaceae. Com ampla difusão mundial, é pertencente a uma classe com mais de 2 mil espécies e 120 gêneros.

O peso médio de uma atemoia é cerca de 450 g, e devido ao seu elevado teor de carboidratos, ela deve ser consumida com cautela em casos de diabetes.

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

É uma ótima fonte de energia
A atemoia tem 243 calorias em uma unidade de 250 g. Devido à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa branca, ela proporciona energia rápida, sendo assim indicada para o consumo no dia a dia de atletas.

As fibras encontradas na fruta ajudam no funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes ou colesterol elevado. A fruta deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está tentando controlar o peso.