O que fazer para não chorar com cebola?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

O último truque infalível para cortar cebolas sem chorar é colocar um ventilador na altura da barriga enquanto o vegetal é picado. O vento desempenha o papel de afastar as enzimas, evitando que elas cheguem aos olhos e causem o choro.

Um dos truques mais conhecidos para cortar cebola sem chorar é picar o alimento ao lado de uma chama do fogão acesa. O método funciona porque o fogo consome parte dos gases irritantes antes de que eles cheguem aos olhos.

Veja algumas dicas para evitar a irritação enquanto cortamos cebola: se houver água próximo, os gases sulfurados podem reagir com essa água e não com a água dos seus olhos; colocar a cebola no congelador (de 5 a 10 minutos) também ajuda, pois diminui a velocidade com que os compostos sulfurados se formam.

Sabe aquele ardor sentido nos olhos após picar uma cebola? E a choradeira então, é só começar e depois de alguns minutos vem aquela sensação incômoda. A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas e a outra em sulfuretos.

Para fazer a cebola bem picadinha, fatie igual ao modo anterior, mas deixe-a toda junta. Em seguida, vire e fatie novamente. Desse jeito ela fica bem pequena. Você também pode ralar a cebola, mas é importante saber que ralar a cebola desse jeito faz sair mais água.

Choramos ao cortar cebola porque suas enzimas reagem com seus óxidos sulfúricos, produzindo um gás volátil que forma um ácido ao entrar em contato com a água dos olhos.

Quem chora cortando cebola é mulher ciumenta” – Letícia estava cansada de ouvir o velho dito popular em casa.

Alho e cebola
Eles agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

A água gelada misturada ao açúcar faz com que a cebola fique crocante e com um sabor muito mais suave, ideal para usar crua ou em molhos frios como o vinagrete, saladas, bem como lanches e pizzas.

São os óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico (H2SO4). Agora para explicar sobre as lágrimas precisamos ir um pouco além. Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases, estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola.