Quais são os 5 tipos de micose?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

As micoses são infecções fúngicas que afetam a pele, as unhas e o couro cabeludo. Micose das unhas (onicomicose), candidíase (sapinho), pitiríase versicolor, frieira (pé-de-atleta), tinea cruris, tinea do couro cabeludo e impingem são alguns dos tipos mais comuns de micose.

A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica grave causada por fungos dimórficos (aqueles que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa na natureza, e como levedura em parasitismo), do gênero Paracoccidioides e que estão presentes no solo.

As micoses que afetam a pele, cabelos e unhas são as mais conhecidas e faladas. Um exemplo é a frieira, que afeta os pés e é conhecida como “pé de atleta”. No entanto, outras regiões também podem ser afetadas, como as mucosas, a boca e a região genital.

Como identificar a micose
A micose pode ser identificada por lesões de cor avermelhada, acastanhada ou esbranquiçada. É comum a presença de descamação nas bordas. O tratamento para o fungo depende da região a ser tratada.

Mas é verdade que estresse, má alimentação, queda do estado imunológico e falta de cuidados com a higiene podem agravar os problemas", diz a dermatologista Bianca Wiedemann. Apesar de não oferecer risco à vida e geralmente ser um problema localizado, a micose pede tratamento cuidadoso.

Alternativas caseiras

  • Uso de óleo de melaleuca com propriedades antifúngicas. ...
  • Elaboração de um spray antifúngico natural, com óleo de alfazema e vinagre de sidra;
  • Aplicação de chá de folha de mandioca, também com um algodão, na região afetada pela micose de pele;
  • Chá de camomila, aplicado com um algodão.

Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.

Se o caso for persistente e mais grave, é possível que sejam receitados comprimidos como Itraconazol, Fluconazol ou Terbinafina por aproximadamente 3 meses de tratamento para eliminar este tipo de fungo da pele.

As doenças causadas por fungos, também chamadas de micoses, podem ser superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. Os fungos são seres eucariontes, heterotróficos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi.

Existem diversas causas possíveis, mas duas delas que costumam confundir é a dermatite atópica e a micose.

Diagnóstico de infecções fúngicas da pele
O médico pode suspeitar da presença de uma infecção fúngica quando visualiza uma erupção cutânea avermelhada, inflamada ou escamosa numa das zonas frequentemente afetadas. em que o fungo específico pode crescer e ser identificado.

Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo possui potente atividade no combate à micose, agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.

Micose no pé (tinea pedis): é o nome comum para a infecção que também é conhecida como pé de atleta. Acomete frequentemente pessoas que andam descalças em locais públicos onde a infecção pode se espalhar, como vestiários, chuveiros e piscinas.

Impingem, dermatofitose, tinha ou tínea. Ufa! Esse tipo de micose é conhecido por diversos nomes, mas talvez os mais comuns sejam impingem ou tínea. São infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, se alimentando da queratina da pele.