Quais são os 5 tipos de argumentos e exemplos?

Perguntado por: iduarte8 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos
  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Tipos de argumentação

  1. Argumento de autoridade. Você já deve ter visto que para elaborar alguns textos, especialmente jornalísticos, é comum que os autores recorram a opinião de especialistas, certo? ...
  2. Argumento por comprovação. ...
  3. Comparação. ...
  4. Causa e consequência. ...
  5. Exemplificação. ...
  6. Enumeração. ...
  7. Alusão histórica.

O que são argumentos:
Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Argumento por causa e consequência
Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmar as ideias expressas pela tese.

4 Tipos de argumentos

  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

Os principais tipos de argumentos para usar na redação

  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

Um texto argumentativo busca transmitir um ponto de vista sobre um tema em particular com a intenção de persuadir o receptor. Por exemplo: uma carta de opinião. Estes tipos de textos predominam frequentemente nos debates públicos, nas negociações e nos parlamentos nacionais.

Um argumento diz-se factualmente correcto se e só se todas as suas premissas são verdadeiras. Um argumento diz-se válido se e só se a conclusão deriva logicamente das premissas. Um argumento diz-se sólido se e só se for válido e factualmente correcto.

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira.

Dicas para fazer uma boa argumentação

  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Argumentos lógicos são sequências de frases para se chegar a uma conclu- são. Existem várias formas de citar uma sequência de frases, e uma delas é uti- lizando os termos “todo”, “algum” e “nenhum”.

O argumento deve ser baseado em temas que o leitor possa contrapor ou contra argumentar. Não tem como argumentar um tema fatual. Exemplo disso é afirmar que Brasília fica no Distrito Federal, pois não é um argumento, é um fato e não se pode contra argumentar, ao menos no ponto de vista geográfico.

Argumento de consenso
Enunciados que não exigem demonstração nem provas porque seu conteúdo de verdade é aceito como válido por consenso dentro de um certo espaço sociocultural. Assim, quando afirmamos que o investimento em educação é necessário para o desenvolvimento de um país,trata-se de um consenso.

Em resumo, os argumentos coringas são aqueles que servem para vários temas.