Quais são os 4 tipos de sujeito?

Perguntado por: lcavalcante3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado. Há orações com sujeito inexistente, isto é, elas não possuem sujeito. Em uma oração, o sujeito pode estar anteposto ou posposto ao verbo.

Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

  1. Sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Tipos de sujeito

  1. O sujeito é determinado quando está precisamente identificado. Pode ser sujeito determinado simples, composto ou oculto.
  2. O sujeito é indeterminado quando não se consegue definir.
  3. O sujeito é inexistente em orações formadas sem sujeito.

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

Quais são as diferenças entre sujeito simples e sujeito composto? O sujeito simples é aquele formado por apenas um núcleo. No caso do sujeito composto, ele é formado por dois ou mais núcleos, ou seja, dois ou mais termos são as palavras mais importantes, indispensáveis para compreender o contexto correto da sentença.

Sujeito é o termo da oração que indica o tópico da comunicação representado por pessoa ou coisa de que afirmamos ou negamos uma ação ou uma qualidade. O predicado é o comentário da comunicação, é tudo o que se diz na oração sobre o sujeito. Temos: Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado).

Os sujeitos podem ser indeterminados quando não podem ser identificados (Procuraram você na festa). Os sujeitos podem ser inexistentes quando não estão presentes. As orações em que o sujeito é inexistente, contém verbos impessoais (Anoiteceu cedo).