Como classificar o sujeito de uma frase?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Classificação do sujeito
Um sujeito determinado pode ser simples, composto ou oculto. Exemplo: A menina escreve bem. Sujeito: A menina. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração.

Vamos considerar a frase Chegou ontem o meu guarda-roupa novo. Para apontar o sujeito, a forma mais fácil é, basicamente, fazer uma pergunta para o grupo verbal (neste caso, “chegou”). Então, ao questionarmos “Quem/O que chegou?”, percebemos que a resposta é “o meu guarda-roupa novo”. Esse é o sujeito.

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

São 14h15 da tarde. Qual o sujeito? Inexistente.

Sujeito simples é aquele que apresenta apenas um núcleo. Para identificar o núcleo de um sujeito, é preciso localizar a palavra principal desse sujeito. Ela pode ser um substantivo, um termo substantivado ou um pronome.

Sujeito Indeterminado
Enquanto o sujeito oculto é aquele que existe e pode ser determinado pelo contexto, o indeterminado também existe, porém, não consegue ser determinado.

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

O núcleo do sujeito é a palavra principal que dele participa. Quando o sujeito é expresso por mais de uma palavra, haverá sempre uma de maior importância, e por ser um termo independente na estrutura sintática da oração, não pode ser regido por preposição.

O núcleo do sujeito é o elemento principal, essencial, que compõe o sujeito da oração. É o elemento ao qual o verbo faz referência, sendo formado geralmente por: substantivo: “O carro acelerou muito.” pronome: “Ela conquistou vários prêmios.”

2) Sujeito indeterminado: é aquele que não se pôde ou não se quis apontar e que também não se pode identificar pelo contexto ou pela terminação verbal.

Significado de Sujeito
adjetivo Submisso a; subordinado: todos estão sujeitos à mesma lei. [Figurado] Que obedece sem se opor; dócil, cativo, dominado: sentimentos sujeitos aos caprichos dela.

Sujeito é o termo da oração que indica o tópico da comunicação representado por pessoa ou coisa de que afirmamos ou negamos uma ação ou uma qualidade. O predicado é o comentário da comunicação, é tudo o que se diz na oração sobre o sujeito. Temos: Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado).

Sujeito que não está explícito na frase, mas que pode ser identificado por meio da desinência verbal. Na frase "Compramos um carro" o sujeito desinencial é "nós".