Como identificar o sujeito de uma oração?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 18 votos

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

O sujeito é um termo essencial da oração, podendo ser simples, composto, implícito ou indeterminado. O sujeito pode ser pessoa, coisa ou animal que pratica ou sofre a ação verbal. Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa.

Oração sem sujeito é a oração que possui apenas predicado. O predicado da oração sem sujeito apresenta verbos impessoais, ou seja, verbos que não apresentam sujeito, como os verbos haver, fazer e os que indicam fenômenos da natureza. Exemplos: Há um ano não aparece.

Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado). Rio de Janeiro (sujeito) é uma cidade de contrastes (predicado). As aulas (sujeito) começaram em fevereiro (predicado). Podemos observar que nome + verbo equivale – enquanto estrutura sintática – ao binômio sujeito + predicado.

São 14h15 da tarde. Qual o sujeito? Inexistente.

Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.

Sujeito oculto
O sujeito é determinado oculto (ou implícito) quando pode ser facilmente identificado através da desinência verbal ou por referência em outra oração, mesmo não aparecendo na oração de forma explícita.

O sujeito é o elemento que sofre ou faz uma ação e o predicado é o elemento que faz referência ao sujeito. O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase.

Na oração “São cinco horas”, temos uma oração com sujeito inexistente, que ocorre com o uso do verbo ser, o qual indica tempo.

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. Saber reconhecê-los é indispensável para uma boa análise sintática.

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

O núcleo do sujeito é o elemento principal, essencial, que compõe o sujeito da oração. É o elemento ao qual o verbo faz referência, sendo formado geralmente por: substantivo: “O carro acelerou muito.” pronome: “Ela conquistou vários prêmios.”

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.