Quais são as quatro categorias de KPIs?

Perguntado por: iprates . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

4 modelos de KPIs para usar nos negócios + exemplos

  • Indicadores de capacidade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores estratégicos.

4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção

  1. 1 – Indicadores de produtividade. ...
  2. 2 – Indicadores de qualidade. ...
  3. 3 – Indicadores de capacidade. ...
  4. 4Indicadores estratégicos.

Neste contexto, os exemplos de KPIs mais utilizados são:

  • Tempo médio para preenchimento de vagas.
  • Custo de contratação.
  • Lucro por colaborador.
  • Valor dos salários.
  • Registro de conflitos e queixas dos colaboradores.
  • Rotatividade de colaboradores.

KPIs são os principais alvos que você deve rastrear para causar o máximo impacto nos resultados estratégicos de seus negócios. Os indicadores-chave de desempenho apoiam sua estratégia e ajudam suas equipes a se concentrarem no que é importante. Um exemplo de KPI é “500 novos clientes por mês”.

Por isso, indicadores de desempenho devem ser: Objetivos; Mensuráveis ou verificáveis; Fundamentados.

Indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).

Os KPIs são importantes ferramentas de gestão para o acompanhamento do nível de desempenho ou sucesso de um objetivo da empresa. Esses indicadores chave de desempenho auxiliam a medir o sucesso de uma organização em uma meta específica ou na estratégia geral, permitindo um acompanhamento sistemático dos objetivos.

Métrica X KPI
Nesse segmento, chamamos de métrica aquele indicador que apresenta o comportamento de um usuário em um site ou rede social. Já o KPI é a forma bruta de um determinado indicador, apontando, por exemplo, quantas são as visitas totais ao site, a taxa de rejeição e os visitantes únicos.

Para isso, pense nos seguintes fatores:

  1. KPIs precisam ser objetivos;
  2. Eles devem ser mensuráveis;
  3. Precisam ser verificáveis;
  4. Deve ter alguma finalidade e um bom valor agregado;
  5. Deve existir servir para o objetivo definido.

Portanto, a gestão de KPIs consiste na definição desses indicadores-chave de performance, no seu acompanhamento, na tomada de decisões e ações corretivas, quando necessárias, e também na implantação de uma cultura de melhoria contínua dos processos monitorados.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho. Com eles, é possível mensurar processos operacionais e gerir o que está funcionando ou não na rotina da organização, visando seu sucesso e o de seus funcionários.

Indicadores de desempenho empresarial: entenda o que são, a importância deles, os 4 tipos e 7 exemplos

  • 1 – Taxa de Conversão.
  • 2 – Faturamento.
  • 3 – Market Share.
  • 4 – ROI.
  • DICA BÔNUS: KPI de inside sales!
  • 5 – Taxa de Turnover.
  • 6 – Número de reclamações.
  • 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.