Quais são as principais causas do ruído?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ruídos provocados pelo trânsito, pelos vizinhos, e até mesmo os provocados de atividades corriqueiras do lar como o som alto do quarto dos adolescentes, tv, jogos eletrônicos, computadores e música são coniderados ameaças e estão espalhados por todo lugar.

O ruído pode provocar episódios de estresse, fadiga, depressão, ansiedade ou histeria, tanto em seres humanos quanto em animais.

As principais fontes de poluição sonora são: os transportes urbanos; aeroportos; as buzinas e sirenes; as construções; as máquinas; casas de show e templos religiosos; os aparelhos de som, entre outros.

A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional.

Conforme o aumento no nível de ruído, os indivíduos podem exibir dificuldades para conciliar o sono, problemas para escutar e manter diálogos com outras pessoas, incômodos progressivos e outros sintomas da perda auditiva a longo prazo.

Tipos de ruídos: conheça já

  • Ruído de impacto. Esse tipo de ruído geralmente está vinculado a sons altos e com uma duração curta. ...
  • Ruído aéreo. ...
  • Ruído contínuo. ...
  • Ruído intermitente. ...
  • Ruído de baixa frequência. ...
  • Ruído ocupacional.

O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Dessa forma, a poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. O ruído, por exemplo, é o maior causador da poluição sonora, seja pelo som das produções industriais, meios de transporte, obras urbanas, festas, shows, etc.

Quais os tipos de ruídos sonoros?

  • contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo;
  • intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia;
  • de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.