Quais são as principais causas do desperdício de água?

Perguntado por: uluz . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O desperdício de água pode ser gerado de diversas maneiras, seja pelos cidadãos (deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, ou tomar banho muito demorado) ou por parte das grandes empresas. As indústrias e empresas de agronegócios do país são responsáveis por mais de 70% do consumo de água.

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO BRASIL
falta de manutenção de equipamentos públicos, pelo emprego de materiais mais baratos; elevada pressão de água, para o abastecimento de água; extravasamento e vazamento nos reservatórios; ligações hidráulicas clandestinas, entre outros.

Podemos citar como exemplo: torneira mal fechada, o banho demasiadamente demorado, mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, limpeza excessiva nos carros, escovar os dentes com a torneira aberta, etc.

Como consequência do desperdício de água, temos problemas de abastecimento, racionamento, maiores tarifas e prejuízos diretos para a saúde humana e para todas as formas de vida que dependem desse recurso.

Definição - O que é Desperdício de Água
Água perdida, pelo mau uso. Isto ocorre quando há perda de água nos encanamentos que levam-na para as residências das pessoas, pelo consumo à toa por parte dos consumidores. Na agricultura, quando se exagera no uso da água, ao irrigar.

Veja as principais causas do desperdício apontadas pela pesquisa: Falta de comunicação entre produtores e supermercados: o estudo avaliou atividades de distribuição, armazenagem, exibição, manuseio e descarte de frutas, legumes e verduras em lojas e centros de distribuição.

Segundo o estudo, o número é considerado muito ruim, uma vez que a média brasileira já é preocupante. As unidades federativas que registram maior desperdício de água potável são Amapá (74% de água desperdiçada), Amazonas (68%) e Roraima (65%).

O desperdício de água é um problema ambiental que ocorre de forma recorrente em todo o mundo. Entre as suas causas estão a má gestão dos recursos hídricos e o consumo doméstico exacerbado. O desperdício de água tem como consequências graves problemas ambientais e a escassez hídrica em várias localidades.

Vale lembrar, no entanto, que a atividade que mais desperdiça água é a agricultura. Nas áreas irrigadas, por exemplo, o desperdício chega a 50% da água utilizada, tanto por vazamentos quanto pelo emprego de técnicas que utilizam mais recursos hídricos do que o necessário, bem como as perdas por evaporação.

O consumo de água é influenciado por vários fatores, como a tarifa, as características dos equipamentos hidráulico-sanitários, a administração do sistema de abastecimento, os aspectos climáticos e o nível socioeconômico da população.

Dentro de uma residência os grandes vilões são o banheiro e a cozinha, que juntos são responsáveis por 70% do total de consumo. Porém, existem maneiras de reduzir o desperdício. No banheiro, tente tomar banhos curtos, com duração máxima de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água.

DICA DO DIA - Conheça algumas maneiras de economizar água e ajudar o meio ambiente

  1. Cronometre o banho. ...
  2. Desligue a torneira ao escovar os dentes. ...
  3. Limite o uso da máquina de lavar. ...
  4. Reaproveite a água da máquina de lavar. ...
  5. Verifique e corrija quaisquer vazamentos. ...
  6. Feche bem as torneiras.

A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor. Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição.

Os dados apontam que, em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2021, o ano mais recente com os dados disponibilizados, o índice atingiu 40,3%.